Sete toneladas de lixo são recolhidos do Carnaval de Rua de Porto Alegre
capa

Sete toneladas de lixo são recolhidos do Carnaval de Rua de Porto Alegre

Equipes do DMLU realizaram a limpeza da Praça Garibaldi

Por
Cláudio Isaías

Limpeza do Carnaval de Rua de Porto Alegre

publicidade

Um total de sete toneladas de lixo foram recolhidos do Carnaval de Rua de Porto Alegre, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Na manhã desta quarta, as equipes do DMLU realizaram a limpeza da Praça Garibaldi onde foi realizada a festa no bairro Cidade Baixa. Durante o evento, foram disponibilizados 40 tonéis para descarte de resíduos e realizada a limpeza, com varrição, remoção dos resíduos e lavagem da via. Desde o começo da festa no dia 22, as equipes de limpeza da prefeitura recolheram (1,8 tonelada no sábado, 1,6 tonelada no domingo, 2,1 toneladas na segunda, e 1,5 tonelada na terça-feira. Em 2019, a prefeitura de Porto Alegre auxiliou na limpeza, em conjunto com a empresa realizadora do evento do Carnaval de Rua. No rescaldo de sujeira deixada pelo bairro Cidade Baixa e próximo a Usina do Gasômetro, o DMLU recolheu cerca de três toneladas nas manhãs seguintes aos eventos, nos dias 2 a 5 de março do ano passado.

Na manhã da Quarta-feira de Cinzas, as aposentadas Cláudia Pereira e Maria do Carmo, moradoras da rua José do Patrocínio, reclamaram da bagunça promovida por alguns participantes da festa. "O problema começa quando termina o Carnaval e as pessoas começam a beber na Lima e Silva, na Venâncio Aires, na República e na José do Patrocínio. Vira uma verdadeira bagunça" reclamou Cláudia. Ela disse que está havendo muitos excessos na Cidade Baixa. Já Maria do Carmo afirmou que, além das brigas, os frequentadores deixam o bairro muito sujo com garrafas quebradas nas calçadas, restos de comida e copos plásticos e garrafas PET espalhadas pelas ruas do bairro.

O tenente-coronel Luciano Moritz, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, destacou que a quarta noite do Carnaval de Rua foi tranquila sem nenhum episódio de confusão registrada no bairro.

A primeira fase do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2020 chegou ao fim na terça-feira, com um público de 60 mil pessoas no Circuito Cidade Baixa, de acordo com a organização do evento. Em quatro dias de festa, 210 mil foliões passaram pela Praça Garibaldi. O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, disse que ficou gratificado em ver milhares de porto-alegrenses brincando o Carnaval na Praça Garibaldi. "Todas as tribos estiveram juntas e misturadas em uma festa democrática e popular. Foi uma demonstração do quanto a cidade endossou o evento organizado pela prefeitura”, ressaltou.

O Carnaval de Rua inicia a segunda fase de desfiles no sábado, dia 29, na Praça Garibaldi, com o Bloco do Zé, Do Jeito que Tá Vai e Areal Baronesa do Futuro. No domingo, 1º de março, novamente na praça, é a vez da Cia do Trago, Bloco do Fusca Azul e Bloco do Isopor.