Três blocos agitam foliões no Carnaval de rua da Cidade Baixa
capa

Três blocos agitam foliões no Carnaval de rua da Cidade Baixa

Festa se concentrou na Praça Garibaldi e embalou marchinhas, clássicos do MPB e sambas-enredo

Por
Cláudio Isaías

Animação sacudiu a região central de Porto Alegre

publicidade

O circuito Cidade Baixa do Carnaval de rua contou com a apresentação de três blocos que animaram os milhares de foliões que foram até a Praça Garibaldi neste domingo. Um trio elétrico foi colocado no cruzamento da avenida Erico Verissimo com a rua Aureliano de Figueiredo Pinto. Os grupos Panteras do Samba, Ziriguidum e Bloco do Isopor tocaram marchinhas e clássicos de cantores como Tim Maia, Lulu Santos, Jorge Ben Jor e Caetano Veloso. Para não atrapalhar a festa, o corredor de ônibus da Erico Verissimo foi bloqueado no sentido bairro/Centro. Durante a apresentação do bloco Ziriguidum, alguns integrantes desceram do trio elétrico e se juntaram aos foliões para cantar clássicos da MPB e das escolas de samba do Rio de Janeiro e de Porto Alegre.

O público vibrou com a festa que encerrou com o show do Bloco do Isopor. O casal Alice e Guilherme Moraes, moradores do bairro Azenha, levaram dois amigos para conhecer o Carnaval no bairro. "Estamos adorando a festa. Já participamos até o momento de todos os eventos da Cidade Baixa e da Orla do Guaíba", destacou Alice. As amigas Sandra, Cristina e Jane residentes na zona Sul da Capital chegaram cedo para curtir a festa de rua na praça Garibaldi. A foliã Irene Martins disse que as amigos fizeram questão de participar da festa. "Gostamos do Carnaval de rua e também do realizado pelas escolas de samba de Porto Alegre", comentou. A segurança do local, para que os carnavalescos pudessem dançar e pular, foi reforçada com a presença de soldados da Brigada Militar e agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre.

No sábado, a programação do Carnaval de Rua de Porto Alegre foi alterada devido ao mau tempo. O desfile do bloco Panteras do Samba foi transferido para o domingo na Praça Garibaldi. O restante da programação de sábado na praça foi mantida, com os desfiles dos blocos Maria do Bairro e Areal da Baronesa. Já o Carnaval de Rua comunitário que seria realizado no sábado, às 15h, na região Cruzeiro do Sul, foi transferido para o dia 31 de março, em função do mau tempo. A decisão foi tomada em reunião com as lideranças comunitárias, blocos de carnaval e o Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) da Região Cruzeiro.