Três escolas do Grupo Especial abrem carnaval de Porto Alegre

Três escolas do Grupo Especial abrem carnaval de Porto Alegre

Unidos do Capão, Imperatriz e Acadêmicos desfilam nesta sexta-feira

Correio do Povo

Imperatriz Dona Leopoldina vem com disposição para brigar pelo título

publicidade

As mudanças marcarão o carnaval de Porto Alegre 2016. E não são poucas. A grande diferença em relação aos últimos anos é a divisão das apresentações, já que desta vez haverá uma mistura de agremiações: escolas convidadas, integrantes do Grupão, que congrega os grupos de Acesso e do Intermediário A, e do Especial. Também há mudança no cronograma. Após três dias de apresentações no Complexo Cultural do Porto Seco, a apuração ocorre na segunda-feira e o Desfile das Campeãs entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira. O título do Especial será disputado por 10 escolas. Duas serão rebaixadas. As outras oito formarão, em 2017, a Série Ouro.

Nesta primeira noite de desfiles, apenas três do Especial se apresentam. A disputa começa às 2h45min, quando entra a Unidos do Capão, que estreia na elite após conquistar a vaga em 2015. A representante de Sapucaia do Sul, na região Metropolitana, trará um enredo sobre o bem-estar, com o título “Samba e Saúde: Nas Garras do Tigre, a Parceria Perfeita!”.

Na sequência, vem a Imperatriz Dona Leopoldina, que entra na passarela às 3h50min. Escola traz o enredo “Espelho, de Filho para Pai, Imperatriz canta Diogo para João”. Fará uma homenagem à família Nogueira, tradicional do samba nacional. A referência da escola da zona Norte é o carioca Diogo Nogueira, que desfilará no Porto Seco, acompanhado da mulher, Milena Rodrigues, que virá como Rainha de Bateria.

E para encerrar a primeira noite, às 4h55min, a Acadêmicos de Gravataí, que vem de um 9º lugar, vai destacar a Reserva do Taim, com o enredo “Entre as Águas de Pará-Gûasu e da Mirim – Gravataí é Taim”. Vai contar as histórias do ecossistema que envolve a reserva.

Acesso e Intermediário A se unem

Uma das novidades deste ano é a criação do Grupão (que uniu os antigos grupos Acesso e Intermediário A), formado por 12 agremiações. Das dez escolas que compõem o Grupo Especial, as duas últimas descerão para formar um novo grupo: Série Prata. Em 2017, o Especial terá oito escolas e passará a se chamar Série Ouro. Já a nova Série Prata, além das duas escolas rebaixadas da elite, será composto pelas seis primeiras colocadas do Grupão. Já as seis últimas, mais Mocidade da Lomba do Pinheiro e Filhos da Candinha, formarão a Série Bronze.

As apresentações nesta primeira noite serão abertas pelas duas convidadas: Mocidade da Lomba do Pinheiro e Filhos da Candinha. A Fidalgos e Aristocratas abre, às 23h05min, o desfile do Grupão homenageando a ativista social Marli Medeiros.

E, à meia-noite, a Academia de Samba Puro, vice-campeã do extinto Intermediário A, começa a apresentação, com o enredo “Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções com a Samba Puro eu vivi”.
À 0h55min, a Copacabana, rebaixada do Especial, apresenta “Quem foi rei nunca perde a majestade: A sereia canta Fábio Verçoza”.

À 1h50min, vem a Academia de Samba Praiana com “Uma declaração de amor em verde e rosa: Paulo Ferreira o homem do Carnaval”.

Ordem do desfile

21h25min
Lomba do Pinheiro (convidada)
22h15min
Filhos da Candinha (convidada)
23h05min
Fidalgos e Aristocratas (Grupão)
0h
Samba Puro (Grupão)
0h55min
Copacabana (Grupão)
1h50min
Praiana (Grupão)
2h45min
Unidos do Capão (Especial)
3h50min
Imperatriz Dona Leopoldina (Especial)
4h55min
Acadêmicos de Gravataí (Especial)



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895