Casa da Ospa sedia recital gratuito neste domingo com destaque para Piazzolla e Bernstein

Casa da Ospa sedia recital gratuito neste domingo com destaque para Piazzolla e Bernstein

Músicos da orquestra e convidados apresentam-se em duplas com repertório para flauta, violão, clarinete e piano

Correio do Povo

Leonardo Winter e Thiago Colombo

publicidade

O próximo recital da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) une duas apresentações em uma programação única, homenageando compositores com estilos notavelmente distintos, apesar de contemporâneos. No domingo, 21 de agosto, às 18h, a Sala de Recitais da Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari  – Av. Borges de Medeiros, 150) recebe a dupla Diego Grendene (clarinete) e Olinda Allessandrini (piano), que interpretam sonatas de Leonard Bernstein e Carlos Guastavino. Já o violonista Thiago Colombo se junta ao flautista Leonardo Winter para apresentar uma obra autoral, um tango de Astor Piazzolla e uma faixa de Diego Maximo Pujol, fortemente inspirada no folclore argentino.

Solista com a Ospa pela última vez em 2021, no espetáculo “Saint-Saëns, Soro e Martinů”, Olinda Allessandrini retorna para tocar ao lado de seu amigo de longa data, Diego Grendene. O duo já realizou diversas apresentações em formações camerísticas e como solistas de orquestras, além de ter desenvolvido um projeto de gravação de peças para clarinete e piano no Youtube. Entre as obras publicadas no canal está a “Sonata para Clarinete e Piano”, de Carlos Guastavino (1912-2000), que abre o recital. Sobre o compositor argentino, Olinda comenta: “Apesar de ter nascido no Século XX, Guastavino não se aliava às novas frentes de composição, preferindo o estilo do romantismo tardio”.

Lançada em 1942 pelo então jovem Leonard Bernstein (1918-1990), a “Sonata para Clarinete e Piano” é uma das obras mais interpretadas para essa combinação de instrumentos. “A sonata tem dois movimentos interligados. O primeiro tem caráter lírico e sonhador. O segundo tem ritmo sincopado, e cativa pelo caráter latino, atraindo o ouvinte pela exótica aparição dos compassos de cinco tempos”, ressalta o clarinetista Diego Grendene.

Solista com a Ospa em 2021, no espetáculo “Piazzolla 100”, Thiago Colombo (violão) reencontra o público da orquestra neste recital, interpretando obras para flauta e violão ao lado de Leonardo Winter (flauta), integrante da sinfônica há mais de 30 anos. O repertório inclui Astor Piazzolla (1921-1992), com “História do Tango, para Flauta e Violão”, e Diego Maximo Pujol (1957-), com “Suíte Buenos Aires, para Flauta e Violão”. A homenagem a esses dois compositores argentinos se dá um dia após o “Festival Ospa pelo Mundo - Argentina”, complementando um final de semana repleto de encontros culturais com o país vizinho. O duo ainda apresenta “Canção e Dança, para Flauta e Violão”, obra autoral do violonista Thiago Colombo.

Sobre o duo Leonardo Winter e Thiago Colombo
Leonardo Winter é músico da Ospa desde 1990, conciliando a atividade com intensa atuação como solista, camerista e professor. Atualmente, leciona flauta transversal no Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Ufrgs (Mestrado e Doutorado). Apresenta-se ao lado do violonista Thiago Colombo, bacharel e mestre em música pela Ufrgs e doutor pela Universidade Federal da Bahia. Thiago tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música no Brasil e internacionalmente. Atualmente, é músico e professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Sobre o duo Diego Grendene e Olinda Allessandrini
Diego Grendene é clarinetista da Ospa e diretor do Conservatório Pablo Komlós - Escola de Música da Ospa. Graduado em Música pela Ufrgs e mestre pela UFRJ, tem atuado como solista com a Ospa e outras orquestras, participado de gravações de CDs e trilhas sonoras de filmes. Neste recital, junta-se a Olinda Allessandrini, uma das mais destacadas pianistas do RS. Desde os 18 anos, Olinda apresenta-se frequentemente como solista junto à Ospa em repertórios que vão do barroco ao contemporâneo. A musicista já gravou um DVD, 11 CDs solo e 13 CDs como pianista convidada, e sua dedicação à produção musical no Brasil e nas Américas a proporcionou vários prêmios de destaque na área cultural.

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895