Cineasta gaúcha Iuli Gerbase compete com o curta "A Pedra" em Gramado
capa

Cineasta gaúcha Iuli Gerbase compete com o curta "A Pedra" em Gramado

Filme abriu a mostra de competição do evento

Por
Adriana Androvandi

Iuli Gerbase concorre em duas categorias no Festival de Cinema de Gramado

publicidade

A cineasta Iuli Gerbase concorre em duas categorias no Festival de Cinema de Gramado neste ano com seu curta-metragem "A Pedra", na Mostra Gaúcha de Curtas e na mostra de curtas nacionais. O filme abriu a mostra de competição de curtas do evento na sexta-feira à noite.

Iuli, que já havia participado da mostra gaúcha anteriormente, se disse feliz por estar pela primeira vez na categoria de curtas brasileiros. A diretora, filha dos também cineastas Carlos Gerbase e Luciana Tomasi, apresentou um filme delicado sobre crescimento e confirma que está construindo seu próprio caminho na área. Com um roteiro preciso, também assinado por ela, e belas imagens da região de Três Coroas, o filme reúne uma boa história com uma realização técnica engenhosa, com destaque para as cenas captadas no rio Paranhana pelo diretor de fotografia Bruno Polidoro.

A narrativa acompanha uma família que vai fazer um passeio de rafting. Após o bote em que estão emperrar em uma pedra, uma situação inesperada surge e algumas questões nunca antes ditas vem à tona. Isso faz com que a filha mais nova (Ester Schafer) revele ao pai (Felipe Krannenberg) algo que não devia ter visto. A situação faz com que ela seja obrigada a perder um pouco de sua ingenuidade. 

"O maior desafio da montagem foi a sequência do rafting, porque a gente não pode desacelerar", comenta. Outro desafio foi trabalhar com os atores mirins, que interpretam os dois filhos do casal em um bote em movimento. Toda uma estratégia de segurança foi planejada pensando nisso. "Ensaiamos  muito para que todos tivessem um equilíbrio entre si", completou.

Encontro

A atriz mirim Ester Schafer, que faz seu primeiro filme no papel de uma filha em "A Pedra", encantou a veterana Sonia Braga. Quando a equipe do filme "Bacurau" saía da sala de imprensa para dar lugar à entrevista do curta "A Pedra", Sonia, mesmo ultra requisitada para fotos, fez questão de parar tudo e abraçar Morgana, incentivando a jovem artista.

Foto: Adriana Androvandi / Especial / CP