Cineasta Roger Corman participará do Fantaspoa em Porto Alegre

Cineasta Roger Corman participará do Fantaspoa em Porto Alegre

Atriz Christina Lindberg e produtor Larry Wilson também serão agraciados

Correio do Povo

Vencedor do Oscar Honorário em 2009, Corman participará de sessões comentadas de seus filmes e ministrará uma masterclass no Fantaspoa

publicidade

Com início em 16 de maio, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre homenageará o roteirista Larry Wilson, a atriz Christina Lindberg e o produtor Roger Corman na edição deste ano. Os três estarão no Fantaspoa, no próximo mês. Até o dia 2 de junho, a Sala Redenção - Cinema Universitário (Av. Paulo Gama, 110) abrigará a mostras competitiva de longas-metragens de animação e de curtas-metragens, contando com 42 obras de todo o mundo. 

Vencedor do Oscar Honorário em 2009, Corman participará de sessões comentadas de seus filmes e ministrará uma masterclass no Fantaspoa na Capital. Aos 93 anos, o norte-americano é considerado uma lenda do cinema, com mais de 400 longas produzidos e com mais de 50 obras assinadas como diretor. Além de ter dado as primeiras oportunidades a grandes cineastas, como James Cameron, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e Peter Bogdanovich, ele tem a sensibilidade de encontrar atores muito talentosos - casos de, entre outros, Jack Nicholson, Robert De Niro e Dennis Hopper, cujas primeiras aparições em tela foram sua responsabilidade.

Nascido em Detroit, sem ligações com a indústria cinematográfica, ele teve que fazer o seu próprio caminho em Hollywood. Começando como mensageiro na 20th Century-Fox, tornou-se analista de histórias e depois roteirista. Teve seu "Velozes e Furiosos" (1955). Nos cinco anos seguintes, quase todo tipo de filme de gênero chegou aos cinemas e aos cinemas com o nome de Roger Corman ligado à produção e também à direção. Além disso, Corman foi responsável pela distribuição e popularização na América do Norte dos filmes de arte de diretores como Akira Kurosawa, Federico Fellini e Ingmar Bergman, oportunizando ao público assistir a obras consagradas que nunca haviam sido exibidas comercialmente.

A atriz sueca Christina Lindberg, de 68 anos, atuou em mais de 20 filmes na sua carreira, a maioria deles de exploitation e eróticos. Sua carreira conta com obras cultuadas, como “Exponerad”, que comoveu o Festival de Cannes de 1971 ee “Sex & Fury”, clássico do cinema japonês dirigido por Norifumi Suzuki. Cultuada em todo o mundo, Christina foi recentemente homenageada no festival argentino BAFICI. No Fantaspoa, além de receber a honraria, também apresentará “Círculo Negro”, seu retorno ao cinema após mais de 30 anos.

Larry Wilson trabalhou como consultor de histórias para grandes estúdios, como Warner, Sony e Columbia, e roteirizou filmes de grande sucesso, como “A Família Addams”, de Barry Sonnenfeld; episódios de “Contos da Cripta”; “O Pequeno Vampiro”, de Uli Edel; e “Os Fantasmas se Divertem”, de Tim Burton, que também assinou a produção. Atualmente ministrando regularmente workshops de roteiro em Amesterdão e nos Estados Unidos, Larry oferecerá seu curso ao público porto-alegrense e participará de sessões comentadas de suas obras.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 19 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895