Cineasta Zeca Brito é o novo diretor do Iecine

Cineasta Zeca Brito é o novo diretor do Iecine

Nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta

Correio do Povo

Zeca Brito foi nomeado a novo diretor do Iecine nesta sexta-feira

publicidade

O cineasta Zeca Brito foi nomeado o novo diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), conforme a publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira. 

Segundo Brito, ele pretende preservar a memória imaterial, documental e criativa dos realizadores audiovisuais do Rio Grande do Sul na sua nova função. "Cabe ao Iecine fomentar a produção local, garantir a circulação e exibição através de equipamentos culturais e editais públicos", comentou. 

O cineasta ainda quer promover a interiorização e internacionalização da produção audiovisual do Estado. "O Iecine deve se envolver na tarefa de formar o público para o cinema gaúcho e nacional, oportunizar a fruição cultural e ocupar os espaços culturais do Estado. Também deve ser missão do Iecine atender as cidades do interior gaúcho que não possuem salas de cinemas."

Brito afirmou que o Iecine deve operar em três dimensões: a dimensão simbólica (memória e produção artística), a dimensão econômica (emprego, renda, mercado) e a dimensão cidadã (humana, territorial e social).

Zeca é graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ele também é mestre em Artes Visuais pela Ufrgs, com ênfase em História, Teoria e Crítica. 

Entre seus principais trabalhos no cinema estão os documentários "A Vida Extra-Ordinaria de Tarso de Castro", "Grupo de Bagé", além dos longas "Glauco do Brasil” e "Em 97 Era Assim". Em 2019 lançou o longa-metragem de ficção “Legalidade”, no 35º Chicago Latino Film Festival, onde conquistou os prêmios de Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção de Fotografia no 42º Guarnicê Festival de Cinema. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 20 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895