Cinemateca Capitólio oferece sessão acessível com longa "Diamantino"
capa

Cinemateca Capitólio oferece sessão acessível com longa "Diamantino"

Atividade ocorre neste sábado às 14h com entrada gratuita

Por
Correio do Povo

"Diamantino" foi o Grande Prêmio da Semana da Crítica de Cannes 2018

publicidade

A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro 1085) oferece, neste sábado, uma sessão acessível do filme "Diamantino", dirigido por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt. A atividade ocorre de forma gratuita às 14h e contará com interpretação em Libras feita pela Ovni Acessibilidade Universal. A bilheteria abre 30 minutos antes da sessão para distribuição de senhas. 

Inclusão

As sessões acessíveis da Programação Especial 2019 da Cinemateca Capitólio Petrobras contam com legendagem descritiva, audiodescrição e libras. Além desta atividade, o projeto engloba oito mostras de cinema, quatro eventos “Noites na Cinemateca”, duas masterclasses e duas exposições relacionadas ao acervo da Cinemateca. 

Segundo a diretora da Cinemateca, Andreia Vigo, a programação acessível ajuda ampliar a democratização do acesso à Cinemateca e garante a inclusão de pessoas com deficiências. "O projeto como um todo reforça a vocação da Cinemateca como um espaço de cinefilia e reflexão crítica do cinema clássico e contemporâneo e como um local de referência na preservação do audiovisual garantindo a difusão do seu acervo ao público", afirmou Andreia. 

Filme inspirado em Roger Federer e Cristiano Ronaldo 

"Diamantino" foi o Grande Prêmio da Semana da Crítica de Cannes 2018. Com inspirações no ensaio do escritor norte-americano David Foster Wallace sobre o tenista Roger Federer e no mítico Cristiano Ronaldo, o filme traz o jogador de futebol Diamantino (Carloto Cotta) no centro da história. Depois de ser responsabilizado por um dos maiores fracassos da história recente do futebol português, o jogador resolve deixar os campos. 

Em crise, ele resolve fazer uma série de coisas em busca de um novo propósito na vida, entre elas, a adoção de um refugiado. Enquanto embarca nessa odisseia, as irmãs gêmeas do jogador tramam para continuarem lucrando às custas do seu talento nas quatro linhas.

Rodado em Portugal, o filme trata de maneira bem-humorada assuntos da atualidade, como o culto à celebridade, o crescimento da extrema direita e a crise dos refugiados. 

Confira o trailer: