Cinemateca recebe exposição "Cartazes: Uma História do Cinema Brasileiro"
capa

Cinemateca recebe exposição "Cartazes: Uma História do Cinema Brasileiro"

Inauguração ocorre na próxima terça-feira, 23 de julho

Por
Correio do Povo

Exposição fará passeio pela história do cinema brasileiro através dos seus cartazes

publicidade

A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro 1085) recebe, na próxima terça-feira, 23 de julho, a exposição "Cartazes: Uma História do Cinema Brasileiro". Com entrada gratuita, a mostra segue até 29 de setembro. 

O público poderá acompanhar os principais fatos da história do cinema brasileiro entre 1928 (ano da inauguração do Cine-Theatro Capitólio) e 2018, data em que o atual prédio completou seu 90º aniversário. 

Visitando a história do cinema brasileiro 

O público é convidado a percorrer a história do cinema brasileiro em suas distintas temporalidades, valorizando o cartaz como peça fundamental para a divulgação dos filmes. 

Segundo a curadora, a historiadora Alice Trusz, nesta exposição, os cartazes de cinema são abordados enquanto peças de uma coleção museológica e fatores de cultura. "Sob este novo estatuto, eles passam a servir como documentos históricos de práticas culturais, que informam sobre as formas de promoção publicitária do cinema, as mudanças no gosto do público, a história do design gráfico e a história do cinema", contou. 

"Como referências dos filmes, eles permitem evocar a sua lembrança e, assim, ganham um novo valor. Eles são memória e provocam memória, dos filmes e da experiência subjetiva de tê-los assistido”, revelou a curadora. 

Alice contou com a assessoria de pesquisa de Marcus Mello e Rosemeri Iensen. A mostra teve concepção visual da designer Tatiana Sperhacke e expografia a cargo de Andreia Vigo.

Exposição em três partes

A exposição é formada por três módulos: o primeiro deles apresenta uma linha do tempo, com 101 cartazes, fotografias e pequenos textos.

O segundo módulo exibe um slide-show, que projeta uma seleção de cartazes digitalizados. Já o terceiro e último módulo traz uma projeção de trechos dos filmes representados nos cartazes da exposição.

A abertura ocorre na terça-feira às 19h30min. A visitação ocorre de terça a sexta-feira das 9h às 20h30min e sábados, domingos e feriados das 14h às 20h30min.