Clássico de Moacyr Scliar é tema de encontro online nesta quarta-feira

Clássico de Moacyr Scliar é tema de encontro online nesta quarta-feira

Bate-papo discutirá "A Mulher Que Escreveu a Bíblia" com convidados

Correio do Povo

Clássico de Moacyr Scliar será discutido em bate-papo online com convidados

publicidade

O clássico "A Mulher Que Escreveu a Bíblia", de Moacyr Scliar, será tema de um bate-papo online que ocorre nesta quarta-feira, a partir das 20h, na página do Facebook do autor gaúcho. O encontro terá a mediação do jornalista Túlio Milman e introdução da escritora Cíntia Moscovich, além de contar com a participação da atriz Inez Viana e os escritores Antônio Torres e Ignácio de Loyola Brandão.

Mais uma vez sob a coordenação de Judith Scliar, esposa de Moacyr durante 45 anos até o seu falecimento em 2011, o encontro se debruçará sobre o romance lançado originalmente em 1999 e premiado com o prestigiado Prêmio Jabuti de melhor romance em 2000. Com uma narrativa maliciosa que alterna a dicção bíblica com o baixo calão, o livro traz o relato fictício sobre uma mulher anônima que, há três mil anos, torna-se autora da primeira versão da Bíblia, ajudada por um ex-historiador que se converteu em “terapeuta de vidas passadas”.

O romance se tornou tão popular ao longo dos anos que, em 2007, foi adaptado como monólogo para o teatro pela escritora e roteirista Thereza Falcão. Quem deu vida à protagonista e a outros personagens vistos em cena foi a atriz Inez Viana, que, cinco anos antes da peça, havia interpretado a cantora Elis Regina no espetáculo “Elis – Estrela do Brasil”. Dirigida pelo gaúcho Guilherme Piva, a versão teatral do romance de Scliar foi sucesso absoluto de crítica e público. 

O bate-papo online agora faz parte da programação da página de Moacyr Scliar no Facebook, onde a cada semestre, convidados especiais se reunirão para relembrar e comentar virtualmente, a partir de diferentes perspectivas, o legado do autor gaúcho, que acumula mais de 80 livros publicados em mais de 20 idiomas e é um imortal da Academia Brasileira de Letras. Mais informações sobre a vida e obra de Moacyr podem ser encontrados no site oficial do escritor.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895