Com 200 atividades gratuitas, Virada Sustentável terá como tema principal a educação

Com 200 atividades gratuitas, Virada Sustentável terá como tema principal a educação

Evento acontece entre os dias 6 e 8 de abril em Porto Alegre

Cláudio Isaías

Festival foi lançado oficialmente nesta terça-feira, na Casa de Cultura Mário Quintana

publicidade

Com a previsão de realização de mais de 200 atividades, a 3ª Virada Sustentável Porto Alegre 2018 será realizada de 6 a 8 de abril de 2018. As atividades serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em cinco ecopontos principais da cidade: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção, a Unisinos no Campus Porto Alegre e no SESC da avenida Protásio Alves. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O lançamento do festival ocorreu nesta terça-feira, na Casa de Cultura Mário Quintana, e contou as presenças de Vitor Ortiz, um dos coordenadores do evento, e de André Palhiano, o idealizador da Virada de São Paulo. Segundo Ortiz, o tema principal desta edição será a educação e seus desafios na agenda da sustentabilidade. "A Virada 2018 vai abordar também temas como a redução das desigualdades sociais, as cidades sustentáveis, o consumo responsável, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes, e colaboratividade", destacou.



Conforme Ortiz, as atividades da Virada Sustentável em todo o Brasil são inspiradas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Júlia Caon, consultora da Virada Sustentável, disse que os objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo o conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano. "Cada tema da Virada Porto Alegre 2018 está relacionado com um ou mais ODSs e foram escolhidos colaborativamente com o conselho consultivo do festival, composto por representantes de diversos setores da cidade. Todas as atividades da Virada perpassam, de uma ou mais formas, esses objetivos", explicou Ortiz.

Nesta edição, a Virada Sustentável Porto Alegre criou 14 trilhas que agrupam as atividades por interesses específicos: acessibilidade, ações descentralizadas, bem estar e esporte, cinema, literatura e artes visuais, circo, teatro e dança, consumo responsável, ecogastronomia, educação, empreendedorismo sustentável, mulheres de virada, música, nossas águas, viradinha kids e vozes negras. Cada trilha está ligada a um ou mais ODSs.

A importância da educação para o desenvolvimento da sustentabilidade será o tema central do "Seminário Virada Sustentável 2018", que acontece no dia 6 de abril, das 9h30 às 18h, na Unisinos/Campus Porto Alegre, na avenida Nilo Peçanha. A conferência de abertura do seminário – que também marca o início da 3ª Virada Sustentável Porto Alegre – será realizada pelo escritor, jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira.

Durante todo o dia, o seminário oferecerá cinco mesas com especialistas de diferentes áreas, convidados a discutir os seguintes temas: Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Consumo e Produção Responsáveis; e Cidades e Comunidades Sustentáveis. A programação completa da Virada Porto Alegre poderá ser consultada no site do evento.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895