Começa o FRAPA

Começa o FRAPA

Evento destaca roteiros de cinema e televisão e terá exibição on-line de filmes

Filme 'Aos Olhos de Ernesto' (2019) ganha exibição na programação do FRAPA

publicidade

Primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina, o 9º FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre começa neste sábado e terá nova etapa em outubro. A programação on-line começa com a Mostra Especial de Longas. Cada semana deste mês será dedicada a um filme, que ficará disponível gratuitamente durante 24 horas no site do festival, sempre a partir das 20h de cada sábado até às 20h do domingo. Nas terças-feiras, às 19h, será realizada uma live na fanpage do FRAPA no Facebook com os respectivos roteiristas de cada obra, que farão um estudo de caso do roteiro e responderão perguntas do público.

O filme que abre a mostra hoje é o drama gaúcho "Aos Olhos de Ernesto" (2019), escrito por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, que participam da live no dia 7, às 19h. Neste longa-metragem, o protagonista é o fotógrafo uruguaio Ernesto. Perdendo a visão por conta da velhice e morando sozinho, ele acaba se tornando amigo de uma jovem que frequenta seu prédio. Aos poucos, a vida de ambos ganha novos rumos.

No dia 11 será a vez da comédia dramática "Três Verões" (2019), com Regina Casé no elenco e roteirizado por Sandra Kogut e Iana Cossoy. Selecionado para o Festival de Roterdã, o drama "No Coração do Mundo" (2019) é a atração do dia 18 de setembro. Gabriel Martins e Maurílio Martins assinam o roteiro. Escrito por Matias Mariani, Chika Anadu, Francine Barbosa, Maíra Bühler, Julia Murat e Roberto Winter, o suspense franco-brasileiro "Cidade Pássaro" (2020) encerra a mostra no dia 25, com live no dia 28, às 19h.

"O foco curatorial da equipe do FRAPA foram filmes lançados nos últimos dois anos que se destacaram pela qualidade de seus roteiros", explica Leo Garcia. Além do diretor do evento, participam da curadoria Alessandro Engroff, Camila Agustini e Pedro Perazzo. A equipe de programação também fará a mediação das lives. O PDF dos roteiros estão disponíveis para download.

Há quase uma década, o FRAPA investe na qualificação profissional de roteiristas. A lista dos finalistas do Concurso de Roteiros (nas categorias de Longa e Piloto de Série) - e suas respectivas sinopses - pode ser conferida no site.

Em outubro será a vez dos Pitchings e Rodada de Negócios, que trazem um número recorde de players este ano. No dia 8 de outubro (sexta-feira) serão anunciados os vencedores do Concurso de Roteiros, que recebeu a marca inédita de 800 inscrições. 

O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, com direção geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Mais informações no site frapa.art.br.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895