Concerto faz homenagem a Stravinsky

Concerto faz homenagem a Stravinsky

Evento neste sábado tem regência de Priscila Bomfim

Arte & Agenda

A oboísta Viktoria Tatour integra a Ospa

publicidade

No Brasil e no Exterior, as mulheres conquistam posições de destaque na música de concerto. Priscila Bomfim está na ponta desse movimento: foi a primeira mulher e diretora musical a reger óperas da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Hoje, 17h, ela é a regente convidada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), do concerto “Stravinsky 50”. Ao seu lado no palco, estarão as solistas do dia: a violinista Brigitta Calloni e a oboísta Viktoria Tatour. A apresentação terá público presencial limitado na Casa da Ospa e transmissão ao vivo pelo YouTube. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível.

O carro-chefe do concerto é “Pulcinella”, balé de Igor Stravinsky que será executado em versão suíte para orquestra (sem bailarinos), com oito movimentos e passagens instrumentais substituindo trechos cantados da obra original. Esta versão estreou em dezembro de 1922, com a Boston Sym-phony Orchestra regida por Pierre Monteux. Priscila observa que em 2021, ano em que se completam 50 anos da morte do gênio russo, esta obra não poderia faltar. “Árias e Danças Antigas, Suite nº 1”, de Ottorino Respighi, completa o programa. O concerto de hoje é alusivo ao Agosto Laranja, o mês comemorativo da superdotação.

Priscila é a primeira mulher a conduzir a OSPA nesta temporada, mas não será a única. No próximo sábado, a Casa da Ospa recebe a maestra Ligia Amadio, que foi, inclusive, uma das referências de Priscila, que reforça a importância de ter ao seu lado duas mulheres como solistas: a violinista brasileira Brigitta Calloni e a oboísta russa Viktoria Tatour, ambas integrantes da Ospa. Elas interpretam “Concerto Duplo para Oboé e Violino”, de Johann Sebastian Bach. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895