Críticos gaúchos lançam livro sobre filmes do RS

Críticos gaúchos lançam livro sobre filmes do RS

Associação dos Críticos de Cinema do RS lança "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho", dia 20, na Sala Radamès Gnatalli, do Araújo Vianna

Filme "Yonlu" de Hique Montanari é uma das 50 produções analisadas pelos críticos gaúchos

publicidade

A Accirs - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, em correalização com a Opinião Produtora por meio do projeto "Cine Rock", aprovado pelo Pró-Cultura RS e pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do RS, lança o lviro "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho". A obra,  composta por 50 artigos, escritos por 50 críticos, é uma iniciativa inédita no Estado ao reunir reflexões em torno de filmes produzidos no RS desde a década de 1950 até 2020. O lançamento será dia 20 de março,  às 11h, na Sala Radamés Gnattali do Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), no Parque Farroupilha, a Redenção.

"50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho"  conta com  projeto gráfico de Flávio Ilha, da Editora  Diadorim, e tem na organização os críticos Daniel Feix, Fatimarlei Lunardelli, Ivonete Pinto, Mônica Kanitz e Rafael Valles. A Apresentação é assinada pela jornalista e crítica Maria do Rosário Caetano. Conforme a presidente da Accirs, Fatimarlei Lunardelli, o livro vem sendo gestado já há alguns anos e  busca iluminar filmes escolhidos livremente por associados da entidade e convidados. “Não se trata de uma eleição de melhores em um juízo de valor, mas de trazer visões particulares de como determinado filme impactou cada articulista da obra”, afirma. Os textos, acompanhados de fotos de cada filme, contemplam abordagens jornalísticas, ensaísticas e memorialísticas, promovendo encontros geracionais dos autores com os filmes em questão. O resultado geral realça filmes por vezes esquecidos da cinematografia gaúcha, outras vezes oferece uma nova leitura sobre títulos consagrados desta cinematografia.

Os organizadores também destacam que alguns artigos do livro reverberam pesquisas acadêmicas que aproximaram certos autores de certos filmes, assim como a própria atividade profissional, organizando mostras ou acessando arquivos, fizeram com que cada crítico se debruçasse de modo especial sobre o título escolhido.

Desse modo, os  relatos em primeira e em terceira pessoa, revelam um mosaico diverso de estilos, gêneros e formatos de produção. Há curtas, médias e longas-metragens, bem como  aventuras épicas em 35mm, filmes intimistas e de baixíssimo orçamento da era digital. Há clássicos consagrados e títulos a serem descobertos – ou redescobertos. Há filmes fantásticos e de terror, adaptações literárias, cinebiografias e animações. Filme indígena, filme sem diálogo, documentários de diferentes tipos (expositivo, ensaístico, experimental). Todos expõem uma geografia igualmente diversa,  muitas vezes transformando paisagens em protagonistas das histórias contadas, demonstrando o quanto o cinema gaúcho –   como a crítica gaúcha –   é plural.

Na esteira do livro e para permitir o acesso aos filmes, haverá mostras, exibições em streaming e em emissora de TV, além de um curso para os interessados em conhecer melhor este recorte do cinema gaúcho representado pela publicação. As ações serão divulgadas em breve.

SERVIÇO

O que: Lançamento com a participação dos autores de "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho"

Quando: Dia 20 de março de 2022, 11h
Onde: Sala Radamés Gnattali do Auditório Araújo Vianna (Parque Farroupilha, 685, Porto Alegre)

Quanto: R$ 50,00

Como: Informações sobre como adquirir o livro podem ser obtidas no www.accirs.com.br, a partir do dia 21 de março. Versão digital será em 25 de março.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895