‘Cultura de Ponta a Ponta’ na palma da mão

‘Cultura de Ponta a Ponta’ na palma da mão

A Prefeitura de Canoas promove ações como contação de histórias por ambiente virtual

Carol Steques *

Projeto disponibiliza vídeos com contação de histórias para crianças

publicidade

A Prefeitura de Canoas, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT), está desenvolvendo projetos digitais para levar cultura e informação à população neste momento de isolamento social. Um dos projetos disponíveis nas plataformas digitais da Prefeitura de Canoas é o "Cultura de Ponta a Ponta", que incentiva a leitura. Antes da pandemia do novo coronavírus, a contação de histórias para crianças ocorria na Biblioteca da Prefeitura. Agora o isolamento social, a prefeitura se readaptou e levou o projeto para o ambiente virtual. "No 'Cultura de Ponta a Ponta', há uma contação de histórias com a personagem Fada Antônia, interpretada por uma servidora pública do município. A ação realizada anteriormente na biblioteca, agora é filmada e está online nas redes da prefeitura, para que todos possam ter acesso. Colocamos também disponível para a Secretaria de Educação, que também tem um canal na prefeitura para isso", declarou Mauri Grando, secretário da Cultura e do Turismo de Canoas.

O "Cultura de Ponta a Ponta" conta também com vídeos de visitas virtuais a museus, curiosidades de fatos históricos, dicas de livros que viraram filmes e outras atividades culturais, para que os moradores e interessados no projeto, possam acompanhar sem sair de casa. "Com o 'Cultura de Ponta a Ponta', antes da pandemia, nós íamos em aos bairros da cidade, levando cultura para todos os públicos, todas as classes sociais e em todos os fragmentos da cultura, como teatro de rua, circo... enfim, todas as possibilidades que um município podia fomentar, através de microcrédito cultural, contratações artísticas e programas de incentivo à cultura", contou o secretário. A prefeitura também está incentivando a população a conhecer e se aprofundar ainda mais a história de sua cidade, disponibilizando dados importantes do município. "Muitas pessoas perguntam, por exemplo, 'Porque Canoas se chama Canoas?'. Acho muito importante termos um historiador que conte a história da cidade e que a pessoa sem sair de casa tenha a informação na palma da sua mão, em seu celular", declarou Mauri.

A plataforma Geocanoas traz ações e informações culturais e turísticas para a população. De acordo com o secretário, o portal já existia na prefeitura, porém não tinha tanto acesso. Com a pandemia, o governo começou a instigar a população através do Geocanoas e proporcionar mais ações e informações culturais e turísticas na plataformas, assim gerando grande participação da população. "Nas questões relativas a proporcionar cultura e turismo em vídeo ou nas plataformas digitais, agora fomentada no Geocanoas, nos dá uma felicidade pelo fato de chegar à população de forma gratuita, e sem custos para os município. Pois estamos fazendo com pessoas e servidores de forma voluntária", explicou Mauri Grando.

PROJETOS FUTUROS

De acordo com o secretário, a Feira do Livro de Canoas é a segunda maior do estado, atrás somente da Capital Gaúcha, trazendo sempre grandes nomes da literatura e incentivando a leitura na comunidade, além de contar com a grande participação de escolas. "Em 2017, nós trouxemos o escritor Ziraldo, e outros tantos autores com participações muito legais, tanto daqui do Rio Grande do Sul como do exterior. Além de proporcionar uma grande venda de livros todos os anos com a feira", declarou o secretário. Neste ano, a prefeitura está desenvolvendo uma feira do livro em formato online, que será lançada em outubro nas plataformas digitais.

Anualmente em setembro ocorre a tradicional Semana Farroupilha em Canoas. Em 2020, ela será realizada de forma online - diferentemente dos anos anteriores - podendo ter alguma atividade de forma presencial.  Além disso, a prefeitura ainda irá apoiar e promover projetos de terceiros, como ações de música e teatro, com o objetivo de gerar cultura para o município e expor Canoas com o seu turismo.

* Sob supervisão da editora Adriana Androvandi


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895