David Bowie completaria 75 anos neste sábado

David Bowie completaria 75 anos neste sábado

Biografia escrita por Rob Sheffield aborda momentos da carreira do artista

David Bowie completaria 75 anos

publicidade

David Bowie, o ícone do rock mundial, comemoraria 75 anos neste dia 8 de janeiro. O artista fez história na música e no cinema, inovou com seu estilo único e foi um dos precursores do movimento glam rock, que é um termo criado na Inglaterra para glamourizar o estilo musical. Bowie representou o movimento com muita originalidade usando brilhos e cores, além da sua voz inconfundível.

A data especial pode ser celebrada pelos fãs com uma leitura que conta a trajetória do cantor desde sua descoberta artística até o reconhecimento internacional. Escrita por Rob Sheffield, fã e jornalista especializado em música, ‘David Bowie: Uma vida em canções’, publicado aqui no Brasil pela Globo Livros, reúne os momentos mais cruciais da carreira do astro, além de pontuar suas turnês, álbuns e músicas que marcaram diferentes gerações. 

Os apaixonados pelo artista encontram na biografia um retrospecto da carreira do ídolo dedicado tanto aos fãs de longa data quanto aqueles que conheceram recentemente suas obras. Em cada capítulo, o leitor consegue viajar no tempo com o autor e entender um pouco mais da personalidade do artista provocador e enigmático que era Bowie. 

Quem quiser mergulhar nessa história de vida fantástica pode conferir o livro que está disponível em formato ebook na área premium da plataforma Skeelo, aplicativo que pode ser baixado no sistema IOS ou Android (https://skeelo.app)

Música Mais Tocada

Conhecido como o “Camaleão do Rock”, David Bowie era um artista criativo, inovador, múltiplo e a forma como se expressava musicalmente e socialmente influenciou gerações. Neste sábado, o cantor e compositor completaria 75 anos. Ele morreu em 2016, vítima de câncer.

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento sobre a execução das músicas de Bowie no Brasil.

“Under pressure”, canção de Bowie em parceria com a banda Queen, formada por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, foi o grande destaque do estudo. Nos últimos 10 anos, “Under pressure” foi a música de autoria do artista mais tocada no Brasil e a mais gravada por outros intérpretes até agora.

Neste período, mais de 70% do que foi distribuído em direitos autorais de execução pública para Bowie foram provenientes dos segmentos de rádio, shows e TV. Quando suas músicas são tocadas no Brasil, seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98). 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895