Depois de seis anos, Chimarruts lança novo álbum com apresentação em Porto Alegre
capa

Depois de seis anos, Chimarruts lança novo álbum com apresentação em Porto Alegre

Grupo faz show neste sábado para apresentar o CD “A Diferença ”

Por
Eric Raupp

Grupo completa 16 anos de trajetória com seu quinto disco


publicidade

Uma das bandas mais importantes do cenário do reggae no sul do Brasil, a Chimarruts apresenta seu quinto álbum para o público gaúcho neste sábado com um show no tradicional bar Opinião (José do Patrocínio, 834), em Porto Alegre. O disco, chamado “A Diferença”, está disponível em todos os serviços de streaming e dá continuidade ao bonito trabalho do grupo, seis anos depois do seu último registro. A apresentação do CD, finalizado por meio de um financiamento coletivo, acontece às 20h. Os ingressos custam R$ 60e podem sem comprados pelo site.

O vocalista Rafa Machado explica que o longo período do grupo sem lançar um trabalho autoral é resultado do sucesso dos dois últimos CDS: Ao Vivo”, de 2007, e “Só para brilhar, de 2010. Por conta da grande aceitação do público, a banda deu sequência a uma série de performances por diversas cidades brasileiras, o que impossibilitou dedicação ao processo de compor. “Foi por um bom motivo. Fazer músicas novas toma muito tempo, foi por isso a demora, já que foram nossas duas maiores turnês”, elucida. O projeto vem para embalar a comunhão das diferenças, com 10 faixas que mantêm o tradicional tom das músicas do grupo, versando sobre amor, paz e igualdade.

A produção de “A Diferença” teve início no ano passado, e a ideia de utilizar um financiamento coletivo, para além da questão financeira, seguiu a marca da Chima de ter a participação do público. “Sempre buscamos incluir a galera nos shows, já fizemos votação pela internet de que músicas as pessoas querem ouvir nas apresentações. Agora, o crowdfunding é algo contemporâneo. A ideia de participar do disco é um jeito mais novo de se encontrar com os fãs”, analisa Rafa. As recompensas para os financiadores foram diversas e incluíram até a participação do grupo em partidas de futebol e pocket show em churrasco.

Uma carreira de companheirismo

Unidos desde 2010, Rafa, Tati, Sander, Diego, Ne^, Vini´cius, Emerson e Rodrigo, planejam lançar o novo álbum em formato físico “em breve” e, para o início do próximo ano, querem gravar um DVD. No momento, a vocalista afirma que eles estão pré-produzindo a obra, pensando nas melhores datas e locais para gravação. Entretanto, o objetivo principal é a divulgação dos nossos hits. Para isso, os shows, a partir de agora, serão divididos em dois atos. No primeiro, as canções inéditas, como o single “Me Leva”, chegam para embalar o público. Já a segunda parte contempla os grandes sucessos dos gaúchos, como “Prece”, “Saber Voar”, “Versos Simples”, “Iemanjá” e “Do Lado de Cá”.

Ao longo da trajetória da Chima, os integrantes sempre conseguiram manter o mesmo espírito harmonioso, apesar de “concordarem em discordar em quase tudo”. Para o vocalista, é evidente a evolução do grupo de oito amigos que tocava viola~o, cantava e tomava chimarra~o pelos parques de Porto Alegre. “A experiência adquirida é imensurável, temos um número expressivo de shows, temos uma maior vivência com o showbuzz. Em essência, as mudanças são estruturais e na forma de fazer músicas”, palpita o cantor. Isso porque as mudanças tecnológicas permitiram que a banda tivesse maior facilidade para criar. “Apenas acompanhamos um processo natural”, completa.

Um dos responsáveis por dar notoriedade à cena reggeira no Rio Grande do Sul ao lado dos companheiros de banda, Rafa acredita que o estilo musical ainda é incipiente no Estado, apesar de ter se desenvolvido nos últimos anos. “Hoje em dia há mais artistas, o que é ótimo para mostrar o trabalho autoral que esse tipo de música propõe. Isso é importante e válido”, elucida. Entretanto, ele acredita que falta espaço para que o alcance do reggae seja maior por aqui, mesmo se tratando, em suas próprias palavras, de um "gênero com amplitude mundial".

Confira a música "Me Leva", primeiro single de "A Diferença":