Do popular no Brasil ao erudito na Rússia

Do popular no Brasil ao erudito na Rússia

A quinta-feira será para conferir apresentações de música popular e erudita por meio de apresentações em lives de músicos do Estado

Correio do Povo

Luiza Caspary é a atração que abre o agosto do projeto Mistura Fina do TSP

publicidade

A cantora e compositora gaúcha Luiza Caspary abre a programação de agosto do Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito, com transmissão, hoje, 18h30- min, pelo Facebook do projeto. O show acústico reúne canções do mais recente álbum autoral “Mergulho” (2019), com composições que questionam buscas pessoais, abordando sentimentos como saudade e carinho. Acompanhada por Luciano Lobato, Luiza mostra versão inédita de “Mira Tu Sonrisa”, do primeiro álbum “O Caminho Certo”, além de tocar nova música, ainda não lançada oficialmente. Radicada em São Paulo, a artista trabalha com dublagem para animações, games e publicidade. É pioneira em realizar trabalho de música com acessibilidade, como recursos como audiodescrição, libras e legendas.

Nair Teresinha e Paulinho Parada apresentam a live “Cantares”, às 20h, pelo Facebook. A dupla antecipa que será um show com áudio tratado em estúdio profissional por técnicos especialistas, com cenário e uso de três câmeras. A transmissão é pelo Facebook de cada músico. As contribuições e compra de ingressos são pelo site Sympla. É a primeira vez que Nair, conhecida por interpretar repertório nativista, investe na MPB. Serão tocadas canções de Vinicius de Moraes, Raul Ellwanger e Mauro Moraes, Adriana Calcanhotto e Marisa Monte. Nair tem três CDs gravados: “Canções do Coração”, “De Luz e Sombra” e “Interiorana”, com participação no Açorianos de Música. Parada, formado em Música pela Ufrgs, com ênfase em composição, já lançou três discos autorais. 

AUDIÇÃO ERUDITA
O projeto Audições Comentadas de Música Erudita apresenta detalhes e curiosidades da música na Rússia, em aula on-line, com os pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz, hoje, 16h, pelo Instituto Ling. O tema é mostrado dentro das transformações da música do país entre os séculos XIX e XX. Entre representações ao piano e contextualizações históricas, eles analisam o confronto estilístico entre nacionalistas e cosmopolitas, mostrando como o rompimento de paradigmas estéticos criou novas bases para música produzida após a Revolução Russa, dando projeção internacional às composições. A interpretação será ao vivo de obras de Nikolai Rimsky-Korsakov, Alexander Borodin, Modest Mussorgsky e o ilustre Piotr Tchaikovsky. Inscrições pelo site.  


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895