Dueto 50 Tons de Pretas grava música colaborativa

Dueto 50 Tons de Pretas grava música colaborativa

Gravação ocorre no Estúdio Soma neste sábado

A dupla 50 Tons de Pretas trabalha no projeto

publicidade

O projeto “Anos 10 - produção e diversidade na cena musical gaúcha” entra na reta final neste sábado, dia 17, com a gravação da faixa colaborativa pelas vocalistas, instrumentistas e compositoras Graziela Pires e Dejeane Arrue, que formam o dueto 50 Tons de Pretas. Com letra de Graziela Pires, a música “Venha Comigo” terá participações de Pâmela Amaro, Glau Barros, Filipe Catto e Nino Prestes.

Segundo Leo Henkin, que coordena o trabalho de gravação, a letra da música é sobre afirmação, luta, coragem, amizade, persistência e união. “Uma letra muito direta, simples e profunda ao mesmo tempo. É muito bacana que a harmonia da música, em tom menor, se encaixa muito com o recado da letra”, resume o diretor musical.

PROCESSO DE CRIAÇÃO

Após a escolha da canção, Henkin observa que o processo de criação focou na busca pelo tom, estrutura, arranjo e sobre as participações dos outros artistas. “Comecei a sugerir alguns grooves, sonoridades e fomos trocando idéias. Além de cantar, a Dejeane toca trombone. Começamos a trabalhar uma melodia muito bacana, que ela já havia criado. Fui conversando com os artistas que vão participar, vendo as partes que eles vão contribuir. A Pâmela, por exemplo, vai adicionar percussões e, talvez, um cavaquinho. A Glau Barros, o Nino e o Filipe Catto irão fazer outras vozes. Agora, estamos com muita coisa definida para entrar no estúdio e gravar. É claro que sempre sobra um espaço de improviso, de criação, na hora em que se está no estúdio. Sempre surge alguma idéia e isso é que é mágico nas gravações”, projeta.

GRAVAÇÃO

Com aproximadamente nove horas de duração, o trabalho de gravação ocorre neste sábado, dia 17, no Estúdio Soma, em Porto Alegre. Além dos artistas e da equipe técnica, a gravação vai envolver os sete alunos bolsistas que participaram do workshop de produção musical ministrado por Tiago Becker. “Em paralelo à gravação, teremos a terceira e última etapa de nossa capacitação. É a vez da parte prática, com o pessoal botando a mão na massa. Eles vão acompanhar na íntegra o processo de gravação, edição, mixagem e finalização da faixa, liderados por Leo Henkin e Tiago Becker”, afirma Fernando Gomes, coordenador geral do projeto.

O canal Estúdio Soma no Youtube irá transmitir as imagens durante todo o dia para mostrar o processo de gravação. “No local, estarão as meninas da 50 Tons e sua produtora, Ilana Marques, além dos alunos e equipe técnica. E, remotamente, os curadores Juarez Fonseca e Enio Martins trarão seus comentários e análise sobre o andamento do registro”, destaca Gomes. “Não tenho dúvidas de que ficará muito bacana. É uma verdadeira seleção de artistas fantásticos e muito competentes”, conclui.

SOBRE O PROJETO

O projeto “Anos 10” reúne cinco artistas gaúchos independentes com destaque na última década.  Foram convidados Pâmela Amaro, Glau Barros, Filipe Catto, Nino e 50 Tons de Pretas. Coordenado e produzido por dois profissionais de Canela, Enio Martins e Fernando Gomes, o projeto foi aprovado no Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. Mais informações sobre o projeto pelo Instagram oficial @anos10rs ou pelo Facebook da Fundação Cultural de Canela.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895