Edgar Morin em bate-papo pela série Ideias#emcasacomsesc

Edgar Morin em bate-papo pela série Ideias#emcasacomsesc

Evento marca lançamento de website dedicado à vida e obra do pensador francês

Vera Pinto

Antropólogo e sociólogo, Morin realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.

publicidade

“Humanismo e solidariedade na sociedade contemporânea” é tema de um bate-papo, neste domingo, a partir das 11h (excepcionalmente), entre o filósofo e sociólogo Edgar Morin e o diretor do Sesc São Paulo, filósofo e cientista social Danilo Santos de Miranda, transmitido pelo Youtube e Facebook @sescsp. Com mediação e apresentação da jornalista Heloisa Pisani, o encontro marca também o lançamento do novo website dedicado à vida e obra de Morin, que completou 99 anos neste mês, disponibilizado no endereço sescsp.org.br/edgarmorin

Neste diálogo, o pensador francês irá abordar em espanhol, com tradução simultânea em Libras, o cenário atual da pandemia que assola o mundo, tendo como eixo os saberes e as reflexões que ele estabeleceu em sua volumosa obra. Nos últimos meses, Edgar Morin vem sendo convidado a discutir os impactos que a Covid-19 lançou sobre o mundo e, mais amplamente, a traçar cenários acerca dos aspectos socioculturais e políticos da civilização contemporânea. Alguns conceitos centrais, então, como humanismo e solidariedade, estão implicados nesta realidade marcada pela dúvida, pelo isolamento social, pelo imprevisto do cotidiano e pela crise ética e política que atravessamos, de modo que a dúvida tem crescido quanto ao futuro dos principais valores que regem a democracia. Está em pauta, também, a insurgência de um pensamento ultraconservador, que flerta com o autoritarismo e que nega, ou coloca em dúvida, os ganhos científicos e a autocompreensão do ser humano como integrado à natureza. Formado em Direito, História e Geografia, Morin é antropólogo e sociólogo, que realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.

O site traz o rico itinerário de vida do pensador francês ao longo do século XX, sistematizado cronologicamente, destacando os momentos mais marcantes em formato de história em quadrinhos - com o objetivo de divulgar a obra também para as novas gerações. Para aprofundar o estudo sobre a vasta obra de Morin, foram remodelados os 64 boucles de palavras-chave presentes no primeiro site, de 2002. As palavras agora estão maiores e organizadas em forma de círculo poético, com animações sonorizadas, constituindo entradas "polínicas" que pontuam fragmentos da obra de Morin, a fim de apresentar a abrangência e a atualidade das reflexões feitas sobre seu complexo pensamento.

O evento integra a série Ideias, que visa incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação. Ela promove debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, sempre às 16h. 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895