Editoras oferecem livros e e-books para ler durante a quarentena
capa

Editoras oferecem livros e e-books para ler durante a quarentena

Acervos online são disponibilizados gratuitamente para ajudar nos estudos e na leitura durante esses período de reclusão

Por
R7

Especialistas aconselham, por conta do isolamento, aprimorar o conhecimento, estudar e aproveitar para colocar a leitura em dia

publicidade

Um dos conselhos que muitos especialistas têm dado para esses dias de quarentena, por conta do novo coronavírus, é aprimorar o conhecimento, estudar e aproveitar para colocar a leitura em dia. Para quem deseja ler mais sem sair de casa, vale acessar os acervos que a editora USP (Universidade de São paulo), a livraria virtual Amazon e a editora UNESP (Universidade Estadual Paulista), têm disponível para dowload gratuito.

A USP colocou à disposição, para baixar, mais de três mil livros grátis por meio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da universidade. No acervo digital aberto estão desde clássicos, como Machado de Assis, até livros raros, manuscritos e documentos históricos, além de imagens. Tem literatura brasileira, romance, biografias, poesias e muito mais.

Na Amazon, a pedida é procurar pelos e-books gratuitos disponíveis para o Kindle, dispositivo e também aplicativo da marca. O app pode ser baixado gratuitamente e, depois, é só fazer o cadastro online e fazer o download dos e-books que estão sendo oferecidos, a custo zero, para ler no celular, computador ou tablet. Dentre eles, está o Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Natalia Arcuri, jornalista e influenciadora especializada em finanças.

Outro título interessante, bom também para jovens e adolescentes, é o Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne, um clássico da literatura mundial.

E a editora UNESP anunciou que, em breve, ofecerá diversas obras para download gratuito em seu site. Ao todo, 20 obras serão publicadas por dois programas de publicações digitais promovidos em parceria entre a Fundação Editora da Unesp e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade.

Alguns dos anunciados são Dramaturgos, críticos e ratos: reflexões sobre o teatro em Edgar Allan Poe, de Jessica Cristina dos Santos Jardim; Cidades inteligentes e desenvolvimento de comunidades: o contributo da ciência da informação para a gestão cultural, de Rosângela Formentini Caldas; e ainda Infância (n)ativa: potencialidades de participação e cidadania às crianças na mídia digital, de Mayra Fernanda Ferreira.

A Biblioteca Nacional, também, oferece alguns títulos e documentos históricos para pesquisar e ler online.