Elton John apoia pedido de Clooney por boicote de hotéis de Brunei

Elton John apoia pedido de Clooney por boicote de hotéis de Brunei

Sultanato está prestes a impor a pena de morte à homossexualidade e ao adultério

AFP e Correio do Povo

Cantor usou o Twitter para se manifestar

publicidade

O cantor britânico Elton John expressou apoio ao apelo do ator americano George Clooney ao boicote dos hotéis de luxo de propriedade do sultanato de Brunei, que está prestes a impor a pena de morte à homossexualidade e ao adultério. O cantor de "Your Song" e "Candle in the Wind", que contraiu matrimônio em 2014 com seu companheiro David Furnish, felicitou no Twitter o ator "por ter se posicionado contra a discriminação anti-gay e o sectarismo que impera no país de #Brunei - lugar onde os homossexuais são brutalizados, ou pior - ao boicotar os hotéis do sultão".

Brunei implementará um novo código penal, que também incluirá a amputação de uma mão ou um pé por roubo, a partir de quarta-feira. A homossexualidade já é ilegal neste pequeno sultanato, mas agora será castigada com a pena de morte. A lei se aplica apenas aos muçulmanos. O sultanato anunciou as medidas pela primeira vez em 2013, mas sua implementação foi adiada enquanto as autoridades trabalhavam em detalhes práticos e em razão da oposição de grupos de direitos humanos.

Em artigo publicado no site Deadline na semana passada, Clooney, vencedor de dois Oscars e conhecido por seu ativismo político, escreveu: "Toda vez que nos hospedamos, ou conduzimos reuniões, ou jantamos em qualquer um desses nove hotéis estamos colocando dinheiro diretamente nos bolsos de homens que escolhem apedrejar e chicotear até a morte seus próprios cidadãos por serem gays ou acusados de adultério". Os hotéis a que o astro de Hollywood se refere são de propriedade da Companhia de Investimentos de Brunei e estão localizados nos Estados Unidos e na Europa, incluindo o Beverly Hills Hotel. O ator disse ainda que já havia se hospedado nesses estabelecimentos diversas vezes "porque eu não havia feito o meu dever de casa e não sabia quem eram os seus donos". 

Já Elton John continuou sua manifestação no Twitter dizendo que este tratamento é inaceitável e que ele e seu companheiro já se recusaram a ficar em muitos desses hotéis e continuarão se recusando. "Esperamos que se juntem a nós em solidariedade", acrescentou. Em seguida, ele divulgou a lista dos nove hotéis boicotados.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895