Entenda o que é alopecia, doença que atinge Jada Pinkett-Smith

Entenda o que é alopecia, doença que atinge Jada Pinkett-Smith

Will Smith deu um tapa em Chris Rock durante o Oscar após o comediante fazer uma piada com a cabeça raspada da artista

Correio do Povo

Jada Pinkett-Smith tem doença que causa perda dos fios

publicidade

Além das premiações, o Oscar deste ano foi marcado pela polêmica envolvendo Will Smith e Chris Rock. Antes de ganhar a estatueta como Melhor Ator, o astro agrediu Rock durante uma das cenas de transição da noite de gala de Hollywood, após o apresentador fazer uma piada com a cabeça raspada da esposa de Will, Jada Pinkett-Smith, que sofre de alopecia, doença que causa perda de cabelo ou pelo em regiões do corpo. 

Chris Rock falou que estava ansioso para ver "G.I. Jane 2", fazendo referência ao filme em que Demi Moore raspa o cabelo. Jada fez uma careta, e seu marido subiu ao palco. Por um segundo, pareceu parte do show, mas na verdade Will Smith acertou um forte tapa no rosto de Rock. A cena causou espanto não só no apresentador da premiação, mas também na plateia, recheada de celebridades. 

Rock, ainda sem entender o que aconteceu demorou a conseguir achar as palavras. Antes disso, Will Smith, já sentado, gritou: "Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca". Do palco, o comediante respondeu na tentativa de justificar a piada: "Era uma piada de G.I. Jane", disse. Em um tom mais alto, Smith reiterou o recado. "Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca", gritou.  

Veja Também

O que é alopecia 

A alopecia é uma condição que causa perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo. Porém, o tipo mais comum é a que se manifesta no couro cabeludo, a calvície. O distúrbio, que pode ser transitório ou definitivo, afeta homens e mulheres.

A alopecia tem diferentes classificações. A que Jada Pinkett-Smith enfrenta é a do tipo areata, sendo considerada uma doença autoimune que faz o sistema imunológico atacar o próprio corpo. As células ao redor do folículo capilar o atacam e impedem a produção de novos fios. 

A alopecia areata pode estar associada a fatores genéticos, reações no sistema imunológico causadas por micro-organismos e estresse. Existem ainda outras classificações de alopecia, dentre elas, a androgenética - quando os fios começam a ficar ralos e progressivamente o couro cabeludo assume uma aparência mais aberta - e a por tração (acontece quando a pessoa faz penteados que forçam demais a raiz do cabelo. 

Reação de celebridades

Várias celebridades reagiram ao tapa de Will Smith em Chris Rock. A comediante Kathy Griffin revelou que o ato a deixa preocupada com a integridade de outros humoristas: "Deixe-me dizer uma coisa, é uma prática muito ruim subir ao palco e agredir fisicamente um comediante. Agora todos nós temos que nos preocupar com quem quer ser o próximo Will Smith nos clubes de comédia e teatros".

O ator Alexandre Nero também desaprovou a atitude de Will Smith: "Imagina se todo mundo que se sentir ofendido levantar e dar um tapa na cara do sujeito? Não podemos ser esse tipo de exemplo. Erramos…Will Smith é grande e amado pelo mundo todo. Espero que reconheça o erro, porque não é um bom modelo a se seguir". 

 

 


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895