Espetáculo gaúcho “Sobrevida” estreia na Capital

Espetáculo gaúcho “Sobrevida” estreia na Capital

As apresentações acontecem de 28 a 30 de janeiro, no Teatro Bruno Kiefer, pelo tradicional Porto Verão Alegre

Correio do Povo

Lincoln Camargo e Xandre Martinelli dão vida aos personagens do espetáculo

publicidade

Após cumprir residência artística no Centro Cultural da Diversidade e apresentar-se no 29º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade em São Paulo, o espetáculo gaúcho “Sobrevida” estreia em Porto Alegre. As apresentações acontecem de 28 a 30 de janeiro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana, pelo tradicional Porto Verão Alegre. A venda de ingressos acontece somente pelo site. Não haverá bilheteria física.

A peça retrata a vida de um ator que, ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, conduz a plateia por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse trajeto, revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões. Em cena, os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli vivem a mesma personagem em diferentes momentos e ainda dão vida a pessoas importantes na história. Escrito e dirigido por Jaques Machado, o texto transforma em dramaturgia situações reais no enfrentamento ao HIV.

“São 10 anos convivendo com o vírus e só agora consegui falar abertamente sobre o assunto. Escolhi fazer isso através do teatro para que o assunto possa chegar a mais pessoas de uma forma mais direta e descontraída. Falar sobre o HIV ajuda a combater o preconceito e pode salvar a vida de muita gente que, por medo, não se previne, não se testa e quando descobre a sorologia ignora o tratamento e acaba morrendo”, destaca Jaques, que trabalha profissionalmente com teatro desde 2018 como ator e produtor, mas estreia como diretor e dramaturgo. No coletivo de artistas estão ainda a atriz e bailarina Angela Spiazzi, que fica com a direção de movimento e corpo do espetáculo, Ricardo Vivian na iluminação cênica e Rodrigo Shalako na cenografia.

História do espetáculo

Escrito no início de 2021, durante a pandemia, o processo de montagem começou em maio do mesmo ano através de leituras dramáticas com os atores. A peça foi pensada inicialmente para ser um monólogo e após as leituras foi adaptada para ser interpretada por Lincoln Camargo e Xandre Martinelli. Os ensaios presenciais começaram após a vacinação do elenco e direção. Com a chegada do resultado do edital, que selecionou o espetáculo entre 61 projetos para cumprir residência em São Paulo, o grupo passou a se dedicar a ensaios diários em Porto Alegre. Além disso, o elenco passou semanas em São Paulo trabalhando no espaço do Centro Cultural da Diversidade. Em novembro de 2021, “Sobrevida” se apresentou no 29º Festival Mix Brasil, o maior festival de Cultura da Diversidade da América Latina.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 20 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895