Espetáculo “Quando Você Me Toca” traz a Porto Alegre corpo como elemento artístico
capa

Espetáculo “Quando Você Me Toca” traz a Porto Alegre corpo como elemento artístico

Gratuitas, as apresentações ocorrem hoje e nesta terça-feira na Terreira da Tribo

Por
Correio do Povo

Espetáculo apresenta a arte das nuances do corpo humano

publicidade

A apresentação de um grupo teatral de Pelotas hoje e nesta terça está entre as novidades nas artes dramáticas em espaço da Capital. O “Quando Você Me Toca”, espetáculo de dança-teatro, do Tatá – Núcleo de Dança-Teatro vem da cidade de Pelotas, faz duas apresentações na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186), às 20h, com entrada franca. As senhas serão distribuídas a partir das 19h.

As apresentações fazem parte da campanha “Terreira da Tribo eu Apoio!”, com programação de teatro, dança, performance, cinema e música, sempre gratuitas. A Terreira da Tribo, que sempre ocupou prédios privados pagando onerosos aluguéis, se encontra num momento dramático para conseguir viabilizar a sua existência. “Terreira da Tribo – Eu Apoio” é uma campanha de apoio coletivo e permanente que a Tribo lançou na plataforma virtual da Benfeitoria como forma de manutenção do seu espaço, que completa 35 anos de existência. 

Corpo como elemento artístico

“Quando Você Me Toca”, com direção de Maria Falkembach, explora a superfície do corpo humano, a pele, como elemento de criação artística. Embora afirme a importância do contato afetivo, da ternura e do toque como fonte de vida, o trabalho apresenta essas ideias de modo complexo e aberto. A obra apresenta questões urgentes sobre corpo, gênero, afeto, violência e censura. Esses temas são trabalhados numa linguagem que transita entre a dança-teatro e a performance.

Criado em 2009 como um grupo de criação artística e um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas, o Tatá – Núcleo de Dança-Teatro tem como foco a criação de obras cênicas para apresentação em escolas e espaços da comunidade de Pelotas e região, principalmente escolas públicas.

O grupo integra atores-bailarinos dos cursos de dança e teatro da universidade, com o objetivo de difundir a dança contemporânea, promover a arte-educação e contribuir com a formação de público. O elenco conta com Carolina Pinto, Evelin Suchard, Inda Rulio Bajar, Nadyne Uakti, João Cruz e Sarasvatii Leão.