Espetáculos sobre Frida Kahlo a Anne Frank ganham destaque no Porto Verão Alegre
Baseado na história da jovem judia, "O Anexo Secreto" será encenado entre os dias 7 e 9 deste mês
publicidade
Dois espetáculos sobre fortes personagens da cena latino-americana da segunda metade do século XX e da resistência judaica na II Guerra Mundial são os destaques do 21° Porto Verão Alegre nesta semana de festival. O clássico “Frida Kahlo – À revolução!” estará em cartaz no Teatro do CIEE (Dom Pedro II, 861) entre os dias 5 e 9 de fevereiro, 21h. A peça é inspirada livremente na vida e obra da poderosa pintora mexicana.
Com texto inédito na exuberante atuação de Juçara Gaspar e trilha original executada ao vivo por Luciano Alves, a artista e suas pinturas nos conduzem por a redescoberta ética e estética, focada no princípio revolucionário da arte como denúncia solidária. A dramaturgia concentra-se nos aspectos humanos da personagem para transcender a condição de mito.
Dia 5, após a sessão, haverá o CenaSig, debate com a participação da atriz e do diretor Daniel Colin, com Elenara Favero e Emylle Davi, psicanalistas da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Nas sessões dos dias 6 e 9, haverá audiodescrição e tradução para libras.
Memória de Anne Frank
O espetáculo “O Anexo Secreto” será encenado de 7 a 9, às 20h, no Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835). Baseada em “O Diário de Anne Frank”, escrito pela jovem judia que cria território seguro em meio à II Guerra, a peça é conduzida pela memória de Anne ao escrever em seu diário, criando encenação que mistura diferentes linguagens.
Com objetos cênicos, é instaurada a mudança de atos e logo de ambiente (a vida antes da Guerra e estada no Anexo). A direção é de Fernanda Moreno e Juliano Rabello. Nesta segunda, irá ocorrer o Projeto Passeio no Catamarã Bela Catarina, com duração de 1 hora e 30 minutos e saída às 18h do Atracadouro do Gasômetro (João Goulart, 551). O passeio é guiado pelo ator Oscar Simch.