Estilo atemporal é o legado deixado por Rui Spohr, diz esposa de estilista
capa

Estilo atemporal é o legado deixado por Rui Spohr, diz esposa de estilista

Ícone da moda gaúcha morreu nesta terça-feira

Por
Correio do Povo

Dóris Spohr e Rui foram companheiros inseparáveis na mundo da moda

publicidade

Rui Spohr, um ícone da moda do Brasil, morreu no começo da manhã desta terça-feira, mas seu estilo atemporal e marca permanecem como legado. A declaração foi dada por quem conviveu de perto com o estilista desde o final da década de 60: a esposa Dóris Spohr. Em contato com o Correio do Povo, ela contou um pouco de como foi viver ao lado de Rui e de como conseguiu um emprego e um amor para a vida toda. 

"Eu já tinha aprendido corte e costura e buscava um trabalho. Fui incentivada por uma madrinha, que me disse que havia um rapaz de Novo Hamburgo ligado à moda que precisava de uma secretária", revelou. 

Dóris comentou que foi surpreendida com que encontrou no ateliê de Rui Spohr. Imaginava uma figura e apareceu outra. "Quando cheguei, ele não estava, então decidir sentar e esperar no sofá. Quando fiquei sabendo que ele era de Novo Hamburgo, imaginei um alemão, loiro, mas aí me chega, um moreno, cabelo preto e de óculos", disse. "Comecei a trabalhar como secretária, e as coisas foram acontecendo e dois anos depois nos casamos. A gente acabou se completando", resumiu. 

Responsável pela parte técnica e pela modelagem dos vestidos criados por Rui Spohr, Dóris afirmou que o estilista, na intimidade, era um pouco distraído. "Era uma pessoa desligada, como todo artista. Eu tinha que segurar as pontas. Mas era uma pessoa incrível, um pai carinhoso, um avô carinhoso, um marido gentil e presente", definiu Dóris. 

Ao falar do legado do marido, Dóris acredita que Rui Spohr foi um empreendedor das artes. "São 60 anos de trabalho para a comunidade. Ele era um comunicador nato, muito carismático, que muitas vezes não precisa falar muito para chamar a atenção das pessoas. Acho que o que fica é o estilo, a marca dele. Um estilo atemporal", afirmou.  

Durante a sua carreira, Rui Spohr trabalhou como colunista do Correio do Povo e Dóris citou como boa recordação o período de trabalho do estilista no jornal. "Ele tinha um carinho muito especial pelo Correio", concluiu.