Estreia do espetáculo "A Paixão de Dante", composto por Vagner Cunha para coro, solistas e orquestra

Estreia do espetáculo "A Paixão de Dante", composto por Vagner Cunha para coro, solistas e orquestra

As apresentações presencial e online são hoje e dias 17 e 18, direto do palco Theatro São Pedro

Arte & Agenda

A soprano Paola Bess e o tenor Flávio Leite em "A Paixão de Dante”

publicidade

Para marcar os 700 anos da morte do poeta italiano Dante Alighieri, a terça-feira ganha estreia do espetáculo  "A Paixão de Dante", composto por Vagner Cunha, e o lançamento de livro "A Divina Comédia: Inferno", com tradução inédita de José Clemente Pozenato.

"A Paixão de Dante” terá sua estreia mundial hoje e também nos dias 17 e 18, às 20h, no Theatro São Pedro, com apresentações híbridas, presencial e online. A composição é inspirada em “Inferno”, a primeira parte do poema “A Divina Comédia”, do artista florentino, e conta com  coro, solistas e orquestra sob regência de Antonio Borges-Cunha. A ideia de homenagear o poeta era um desejo antigo da Bell’Anima Produções que se concretizou durante a pandemia. “A intenção sempre foi usar Dante e sua obra como ponto de partida para recuperar ideais humanistas, valorizando a arte e a tolerância. Queremos tocar as pessoas, estimular a empatia pela arte, por uma sala de concerto, pela cultura, não só a brasileira”, explica Vagner Cunha. Para compor a obra, o artista musicou os versos originais em italiano: “O texto de Dante é perfeito, a música já está ali, na sonoridade das palavras”, completa.

Participam do espetáculo 25 músicos das principais orquestras do país e cinco instrumentistas da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Os solistas são o tenor Flávio Leite (Dante); a soprano Paola Bess (Beatriz); o barítono Carlos Rodriguez (Virgílio); além das sopranos convidadas Carine Fick e Carla Knijnik (ninfas) e Elisa Lopes (Francesca). Integram a apresentação 40 cantores do Coral Madrigal Presto, com preparação vocal de Lúcia Passos e do regente João Paulo Sefrin.  

Os ingressos para as apresentações online e presencial estão à venda pela plataforma Sympla. O projeto pode ser acompanhado pelo site www.apaixaodedante.com

Livro 

"A Divina Comédia: Inferno”, com tradução de José Clemente Pozenato, terá sessão de autógrafos somente das 18h30min às 19h45min no Foyer do teatro. A edição cumpre o desafio de adotar um vocabulário direto e acessível para ser compreendido e apreciado na atualidade. A publicação bilíngue está sendo lançada pela editora da Fundação Antonio Meneghetti.

Eleita uma das maiores obras da literatura ocidental, “A Divina Comédia” é a obra-prima de Dante Alighieri. O poema escrito no século XIV é dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. A obra foi responsável por influenciar escritores e artistas pelo mundo, tendo impactado a literatura, a música, o cinema e até a arquitetura.  

 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895