Estrelado por Benedict Cumberbatch, filme sobre Brexit estreia em fevereiro

Estrelado por Benedict Cumberbatch, filme sobre Brexit estreia em fevereiro

Drama da HBO será exibido pela primeira vez no dia 2 de fevereiro, no canal principal da emissora

Correio do Povo

Ator interpreta diretor da bem-sucedida campanha "Vote Leave"

publicidade

A saída do Reino Unido da União Europeia não tem futuro definido, mas o filme sobre esse divórcio já é uma realidade. A HBO anunciou nesta quinta-feira que "Brexit", que é protagonizado por Benedict Cumberbatch e mostra os bastidores do plebiscito de 2016, vai estrear no dia 2 de fevereiro, às 22h, no canal principal do grupo e também no serviço de streaming. Escrito por James Graham e dirigido por Toby Haynes, de "Black Mirror", esse é o mais recente longa de uma série de filmes políticos da emissora baseados na vida real.

“Brexit”, contudo, é um pouco diferente, porque a situação ainda ocorre. "É por isso que eu fui atraído por esse drama", disse o ator em entrevista recente ao The Los Angeles Times. Também integra o elenco Rory Kinnear como Craig Oliver, diretor de comunicações do primeiro-ministro David Cameron e Chefe da campanha "Remain" (Permanecer).

O longa não se centra em figuras conhecidas, como a primeira-ministra Theresa May, seu antecessor Cameron ou o proeminente defensor do Brexit, Boris Johnson, mas em Dominic Cummings, interpretado por Cumberbatch. Ele foi o diretor da bem-sucedida campanha "Vote Leave", utilizou dados para identificar milhões de eleitores inativos e influenciá-los com a simples mensagem de "retomar o controle".

Para aqueles que não seguiram o drama dos bastidores de como o referendo se desenrolou, o filme pode ser educativo - revelando como a segmentação de anúncios orientada por dados funciona, como as campanhas moldam as mensagens visando precisamente os eleitores que não prestam muita atenção para as notícias e como é estar em uma sala de guerra eleitoral quando você ganha ou perde.

Graham foi inspirado a escrever o filme pelo assassinato do deputado trabalhista Jo Cox, um oponente vocal do Brexit, uma semana antes do referendo. Na época, o roteirista estava em Nova Iorque nos ensaios de “Privacy”, uma peça sobre os efeitos corrosivos da tecnologia. Ele também escreveu o filme de TV "Coalizão", sobre a formação do governo de coalizão de 2010, e dramatizou vazamentos de dados por Edward Snowden em "Snowden", estrelado por Joseph Gordon-Levitt.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895