Evento gratuito na Ufrgs apresenta principais técnicas da arte circense

Evento gratuito na Ufrgs apresenta principais técnicas da arte circense

Espetáculo "Impulso" é conduzido pela artista Roberta Alfaya

Correio do Povo

Atração ocorrerá nesta segunda e na terça

publicidade

A artista circense Roberta Alfaya apresenta as principais técnicas da arte circense no espetáculo “Impulso”, nesta segunda-feira e na terça, às 19h, na Sala Pitangueira do Centro Cultural da UFRGS (Luiz Englert, 333, Campus Central). As performances trarão a expressividade da artista especialista em lira aérea, manipulação de aros, equilíbrio e flexibilidade. Sua participação se dá dentro do “Cenas Mínimas”, projeto de performances teatrais e de dança organizado pelo Departamento de Difusão Cultural da universidade. O projeto é realizado mensalmente às segundas e terças-feiras com convidados. 

A performance “Impulso” foi idealizada especialmente para os encontros no Centro Cultural. Nela, a artista pretendeu conceber uma comparação entre o ato circense e o tempo. “O tempo do prazo de uma entrega é proporcional ao que ele te dá de impulso rumo ao fazer, resolver, se levantar em direção a algo em que tu acreditas”, explica Roberta. Segundo a artista, o espaço da apresentação é raro – uma sala dentro de uma universidade, onde há liberdade para manifestar sua arte. Ela pensava que se adaptar a espaços era o importante, mas se deu conta que o que a tem intrigado na vida é o tempo. 

Com estudos na capital da Ucrânia, Kiev, em 2010, no conceituado Centro de Criação Artística e Técnicas Circenses Petchersk, sob a tutela dos mestres Slava Sudeykin, Stanislav Philipenko e Tatyana Kuznetsova, Roberta atualmente produz o projeto “Circo Veneno”, sua pesquisa dedicada ao teatro e à técnica circense. Passou também por várias companhias de circo e de teatro no Estado e no Brasil e realizou aprimoramento da mais plural das artes em diversos estúdios. 

O seu espetáculo “Gira” trouxe a sua pesquisa com os povos ciganos ao redor do mundo, encontrando nas músicas e imagens uma essência comum e coerente com o seu trabalho. Apresentado em vários espaços da Capital, ela usava quatro bambolês e uma lira aérea em dança pessoal ao som da banda “The No Smoking Orchestra”. O espetáculo é gratuito. A entrada é por ordem de chegada. Haverá doação espontânea diretamente aos artistas para quem quiser colaborar. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895