Exposição "A Era de Ouro do Cinema: Anos 30 e 40" inaugura nesta sexta no Capitólio
capa

Exposição "A Era de Ouro do Cinema: Anos 30 e 40" inaugura nesta sexta no Capitólio

Com entrada gratuita, a mostra apresenta materiais de divulgações de filmes antigos

Por
Correio do Povo

Diversos cartazes de filmes das décadas de 1930 e 1940 estarão expostas na Cinemateca

publicidade

A exposição "A Era de Ouro do Cinema: Anos 30 e 40" inaugura, nesta sexta-feira, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085), em Porto Alegre. A mostra terá materiais de divulgações como cartazes, anúncios, catálogos, cartazetes, press releases, press books, pôsteres, entre outros  

"A Era de Ouro do Cinema: Anos 30 e 40" lança uma nova perspectiva para o estudo da história do cinema no Brasil, bem como das relações com a indústria cinematográfica estrangeira, principalmente a norte-americana, mostrando seu impacto no cinema nacional.

"Através dessa exposição traremos ao público uma reflexão sobre o valor cultural, histórico e estético dessas peças para a compreensão das formas de afirmação comercial da indústria cinematográfica no passado", revelou a curadora, a historiadora Alice Trusz, que contou com a assessoria de pesquisa de Marcus Mello e Rosemeri Iensen.

Exposição dividida em três módulos

A exposição é formada por três módulos: o primeiro deles apresenta um estudo das principais vertentes exploradas nas décadas de 1930 e 1940 - o nascimento dos grandes estúdios e suas estrelas, do advento do filme colorido em Tecnicolor e os principais diretores da época, entre outros. 

O segundo módulo exibe um slide-show, que projeta uma seleção de cartazes e outros materiais relevantes digitalizados. Já o último módulo traz uma projeção de trechos dos principais filmes destas duas décadas.

Visitação 

A mostra segue até 20 de dezembro com entrada gratuita. A visitação ocorre de terça a sexta-feira das 9h às 20h30min e sábados, domingos e feriados das 14h às 20h30min.

Para visitas orientadas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: cdmcapitolio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3289-7463.