Exposição aborda a sensação de ‘peso’ dos idosos na pandemia

Exposição aborda a sensação de ‘peso’ dos idosos na pandemia

Fotógrafo Glauber Bassi assina ‘Me Disseram Que Só os Velhos Morrem’

Vera Pinto

Professor de Educação Física Júlio Brasil é um dos focalizados na mostra

publicidade

Em “Beleza Sem Idade”, o fotógrafo ítalo-brasileiro Glauber Bassi mostrou os sorrisos e olhares serenos de quem tem muita história para contar, com sensibilidade e humanismo, em seu Instagram. Agora ele confere um novo significado ao projeto, com “Me Disseram Que Só os Velhos Morrem”, ao receber depoimentos sobre solidão e isolamento, dos participantes do ensaio, feito em preto & branco para evidenciar as marcas de expressão.

A idéia partiu da percepção de que a juventude nascida na era digital age com desdém diante da Covid-19 e parece não se importar que os idosos sejam as principais vítimas da doença. “Fiquei tocado com os depoimentos que começaram a me enviar, precisavam de alguém para conversar sobre isso", dia Glauber. Um dos fotografados, o professor de educação física Julio Brasil, 60 anos, amante de atividades ao ar livre e praticante do surf, comentou sobre o que sente diante da repercussão. "Não vi as autoridades competentes em momento algum responsabilizando este ou aquele grupo de faixa etária pela propagação do vírus. Nós, acima dos 60, sabemos que o vírus pode ser fatal. Sabemos de nossa responsabilidade. Porém os que estão abaixo dos 60 possuem enorme responsabilidade. Esta turma deve ter consciência que uma conduta desregrada pode matar os mais velhos."

Maria Antonieta, 70 anos, que também participou do projeto, revelou as críticas que já passou e ainda passa nesse momento de pandemia: "Há tempos atrás externei minha preocupação em relação ao contagio e fui muito criticada por uma jovem, que me disse que não pertencia ao grupo de risco, que quem estava morrendo na Itália eram apenas os velhos. Sei que é uma doença muito grave para nós, os idosos, mas todos precisam de cuidados". Criador do projeto, que contou com mais de dez modelos, com idades de 60 anos ou mais, Glauber se diz orgulhoso e confiante de que as fotos relançadas com o depoimento dos participantes sobre o que estão sentindo ao serem excluídos, podem mudar o pensamento da sociedade. "Eles merecem mais do respeito, atenção e todo o cuidado possível. Ajude o idoso mais próximo, tenha compaixão com as pessoas e assim, acredito que todos evoluiremos para melhor".

A intenção do fotógrafo foi destacar a alegria dos modelos da terceira idade, em uma época em que ninguém sabia o que estava por vir. "Quero trazer de volta essa alegria capturada nas fotos, pra mostrar que a felicidade existe", disse o profissional, que após fazer as fotos no Brasil, viajou para Milão, de onde voltou às pressas, em março, quando a pandemia avançou pela Europa, matando centenas de pessoas por dia.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 29 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895