Exposição homenageia Aldemir Martins em Porto Alegre
capa

Exposição homenageia Aldemir Martins em Porto Alegre

Artista é reconhecido com um dos grandes nomes da arte contemporânea

Por
Correio do Povo

Exposição em homenagem a Aldemir Martins acontece no sábado na Capital

publicidade

Em Porto Alegre, a Bublitz Galeria de Arte (Neusa Goulart Brizola, 143) abre neste sábado, das 11h às 16h, exposição em homenagem a Aldemir Martins, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira, reconhecido por obras como “Gato Azul”. Na vernissagem estará presente o filho do artista cearense, Pedro Martins. 

O público poderá conferir obras do acervo da galeria e do Estúdio Aldemir Martins, incluindo 13 obras únicas em tela, como a célebre “Gato Azul; 20 gravuras recentes, além de 40 gravuras históricas, que integram a coleção da família e estarão disponíveis para aquisição. O artista fez a sua primeira produção individual em 1995, na Bublitz, onde expôs por sete vezes. 

• Painel com gravuras de Danúbio Gonçalves tem visitação adiada para o dia 28 de maio

Em cores intensas e com um traço característico, sua produção é uma das mais desejadas e copiadas, entre as concebidas por artistas nacionais. O artista popularizou a arte ao levá-la a programas de televisão, como o 1° Festival de MPB da Rede Record (1962) e abertura de telenovelas, como “Gabriela” e “Terras do Sem Fim”. Muito antes de Romero Brito levar arte à cultura popular, Aldemir Martins ilustrou, nos anos 1980, estampas de tecidos, porcelanas, camisetas e até latas de sorvete.