Exposições de arte dão vida a cafés de Porto Alegre nesta terça-feira
capa

Exposições de arte dão vida a cafés de Porto Alegre nesta terça-feira

No Café do Porto, "Personas" mescla realismo do cotidiano e contextos sociais

Por
Correio do Povo

"Personas" é de autoria da artista Rose Osório

publicidade

Porto Alegre é uma cidade cujas aberturas de mostras das artes visuais não têm pausa. Praticamente todo os dias há alguma exposição com abertura ou vernissage. Nesta terça, serão dois cafés da cidade que ganham novas mostras. A hiper-realista “Personas” chega ao Café do Porto (rua Padre Chagas, 293), no bairro Moinhos de Vento, com trabalhos da artista Rose Osório. As obras mesclam o realismo do cotidiano e contextos sociais com o imaginário da artista, que utiliza diversas e vibrantes camadas de tinta em suas composições. A exposição permanece até 6 de janeiro no local.

Cada um dos trabalhos tem seu próprio conceito, partindo apenas da tinta acrílica sobre tela com veladura e das cores chamativas em comum, trazendo figuras envoltas em detalhados cenários figurativos que exploram as fortes características de sua produção. “Vestida de Liberdade” apresenta uma mulher sorrindo, com imagens de diversos lugares pelos quais passou.

Já em “Fronteiras”, uma mulher é retratada no centro da tela em meio a espirais nas quais se pode ler palavras como: abraço, superação, solidão, amor e família. A exposição retrata figuras com características bastante distintas entre si: as personas da artista, que estudou Criatividade e Expressão Plástica com Wanda Speck; Pintura Acrílica sobre Tela com Vera Wildner; A Percepção da Figura Humana, com Britto Velho; e Pintura em Tela, com Fernando Baril. 

Em 1991, a artista realizou sua primeira exposição individual no Museu do Trabalho. No ano seguinte, conquistou o Prêmio Rio-Grandense de Artes Plásticas da Associação Chico Lisboa (Artista Revelação). A exposição poderá ser conferida de segundas a sextas, das (8h30min às 21h); aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 21h. 

Olhar da arte

A artista gaúcha Graça Craidy, por sua vez, apresenta, nesta terça-feira, a sua mais nova exposição em Porto Alegre. A vernissage de “Bazaar” ocorre às 19h no Dometila Café e Bistrô (rua Nova York, 108, bairro Auxiliadora) e segue em cartaz até o próximo dia 31 de janeiro, sempre de terças a domingos, das 14h às 22h. 

A mostra apresenta 42 obras em técnicas variadas – aquarela, nanquim, lápis conté, lápis de cor, acrílica, óleo, caneta posca, pintura digital, pastel oleoso – revelando a inquietação da autora em traduzir o seu olhar sobre personagens consagrados do mundo das artes, da música, do cinema e também da nobreza e da natureza. “Só dou por terminado um retrato, se percebo que consegui, afinal, roubar a alma da pessoa”, disse Graça Craidy. 

A mostra trará retratos de leituras pessoais de Graça Craidy para personalidades de Frida Kahlo a Sigmund Freud, de Mick Jagger a Billie Holiday, de Janis Joplin a Amy Winehouse, de João Carlos D’Avila Paixão Côrtes a Rainha Elizabeth, de Marilyn Monroe a Belchior, de Keith Richards a Elis Regina, entre outros. O conteúdo de “Bazaar” ainda oferece retratos anônimos de pessoas e animais e algumas aquarelas de cenas romanas, especialmente pintadas na Itália, onde a artista expôs recentemente sua coleção de retratos.