Família de Avicii cria fundação em prol da saúde mental

Família de Avicii cria fundação em prol da saúde mental

Sediada na Suécia, instituição levará o nome de batismo do DJ e produtor musical

Por
Correio do Povo

DJ e produtor musical foi encontrado morto em abril do ano passado


publicidade

Familiares do DJ e produtor musical Avicii anunciaram a criação de uma fundação em prol da saúde mental. De acordo com comunicado oficial, a institução levará o nome de batismo do artista, Tim Bergling, e terá a missão de "apoiar pessoas e organizações que trabalham no campo da saúde mental e prevenção de suicídio". O músico foi encontrado morto em Mascate, capital de Omã, em 20 de abril do ano passado. 

Sediada na Suécia, a Tim Bergling Foundation também deverá angariar fundos e estimular a conscientização para várias causas, incluindo as alterações climáticas, a assistência ao desenvolvimento, a conservação da natureza e de espécies ameaçadas. "Tim queria fazer a diferença - começar uma fundação em seu nome é a nossa maneira de honrar sua memória e continuar a agir em seu espírito", disse a família.

Ligação para prevenção ao suicídio no Brasil é gratuita

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país em 2018. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188. Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados.


A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria, há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.