capa

Fantaspoa anuncia atrações da 15ª edição

Festival acontece entre 16 de maio a 2 de junho em Porto Alegre

Por
Lou Cardoso

XV Fantaspoa ocorre entre 16 de maio a 2 de junho

publicidade

O Fantaspoa anunciou, nesta segunda-feira, as diversas atrações que vão compor a 15ª edição que ocorre em Porto Alegre entre 16 de maio a 2 de junho. O festival contará com mais de 100 filmes, dos quais mais de 60 são longas-metragens, que representam 25 países, reforçando o caráter internacional do evento.

As exibições do XV Fantaspoa vão ocorrer na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085) e Sala Redenção - Cinema Universitário (avenida Paulo Gama, 110 - Campus Centro UFRGS).  

Três personalidades do cinema mundial serão os homenageados desta edição: a atriz Christina Lindberg, de "Thriller", o roteirista Larry Wilson, que escreveu, dentre outros, "A Família Addams" e "Os Fantasmas se Divertem" e um dos maiores produtores da história, Roger Corman, que dirigiu mais de 50 filmes, produziu 415 e segue na ativa aos 93 anos de idade.

Eventos paralelos à sala de cinema

Além das exibições, o Fantaspoa terá diversos eventos paralelos, incluindo a exposição de Wesley Rodrigues, festas com karaokê, shows e festa de abertura à fantasia e de encerramento, que será um baile de máscaras a bordo do Cisne Branco.

Ao longo das duas semanas de programação, haverá seis atividades de formação, incluindo masterclasses de Larry Wilson e Roger Corman, três sessões musicadas ao vivo, a segunda edição do madrugadão e a mostra itinerante em escolas de baixa renda da Região Metropolitana. O festival terá este ano a segunda atividade do Fantasmercado, que teve 36 submissões e selecionou 15 projetos.

Mostras 

O Fantaspoa reserva um espaço para a exibição das mostras competitivas de curtas-metragens. A edição deste ano do festival programou 42 curtas-metragens - 12 deles brasileiros - de mais de 15 países diferentes. O recorte priorizou destaques da safra recente do cinema fantástico mundial e é formado por filmes em animação e em live-action, explorando temáticas diversas, muitos deles exibidos em prestigiados festivais. 

Abertura e encerramento 

A abertura do XV Fantaspoa será marcada pelas estreias mundiais de “Deodato Holocaust”, de Felipe M. Guerra, e “The Mongolian Connection”, de Drew Thomas. O primeiro é um documentário sobre o mestre italiano Ruggero Deodato – que estará presente na sessão celebrando seu aniversário de 80 anos –, e o segundo é uma obra de thriller repleta de ação realizada na Mongólia.

O encerramento da edição se dará com a primeira exibição pública mundial de “The Fear of Looking Up”. Dirigida pelo grego Konstantinos Koutsoliotas e com produção da Melancholy Star e da Fantaspoa Produções, a obra gira em torno de uma policial que busca um assassino e perde sua amante, envolvendo-se numa temerosa atmosfera de vingança e loucura.