Feira do Livro 2020 será totalmente digital

Feira do Livro 2020 será totalmente digital

Informação da coluna de Luiz Gonzaga Lopes dá conta que a 66ª edição do evento será de 30 de outubro a 15 de novembro, com lives, vídeos e incremento de e-commerce

Imagens como esta (de 2019), do manuseio de livros e milhares de pessoas circulando pela Praça da Alfândega só se repetirão em 2021

publicidade

A sina de todos os eventos culturais pós-março de 2020 atingiu também a 66ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada de 30 de outubro a 15 de novembro, em formato totalmente digital. A notícia é o destaque da coluna de Luiz Gonzaga Lopes neste domingo na contracapa do Correio do Povo +Domingo. Conforme o presidente da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), Isatir Bottin Filho, a Feira do Livro terá uma plataforma que transmitirá lives, vídeos e outros conteúdos a partir da Fábrica do Futuro, no 4º Distrito da Capital, que sediará as transmissões da Feira.

“A programação será reduzida pela metade, mas faremos lives com autores gaúchos e sessões como a do Autor no Palco para as crianças, com a média de uma por turno, manhã e tarde. Na edição passada eram duas por turno”, destaca Isatir, lembrando que eventos como o 15º Mutação na Feira e o 5º Encontro de Influenciadores Literários e Seguidores  terão programação concentrada em um único dia e horário, em vez de duração de mais dias.

Segundo Isatir, os associados da CRL estão recebendo consultoria de até 50 horas do Sebrae para incrementar o seu negócio, principalmente o e-commerce. “A Câmara Rio-grandense do Livro terá uma plataforma e dará suporte de e-commerce aos associados que ainda não estão operando esta ferramenta”, assegura o titular da CRL. Ele lembra que apenas metade dos 110 associados da CRL operam com e-commerce atualmente.

Outra mudança na estrutura da Feira é a contratação de uma curadora, a jornalista, escritora e editora Lu Thomé, para coordenar a programação da Feira. Lu Thomé foi organizadora do Gauchão de Literatura, da Copa de Literatura Brasileira e do Sport Club Literatura. Ela fundou a Não Editora e integra a equipe do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento. Ela assume a curadoria da Feira.  

Sobre o patrono, Isatir lembra que o processo de escolha deve começar a ser decidido em agosto, mas não adiantou o modelo (se será indicação dos ex-patronos e conselho e/ou votação dos associados). "O anúncio deve sair em outubro, mês no qual faremos pelo menos três lives, como a de lançamento da Feira e outros encontros com autores gaúchos e pessoas envolvidas com o mercado do livro", finaliza. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895