Feira do Livro de Canoas homenageia casal de escritores

Feira do Livro de Canoas homenageia casal de escritores

O evento literário será realizado em outubro

Arte & Agenda

Diana e Mario Corso receberão homenagem na feira literária

publicidade

O casal de escritores e psicanalistas Mário Corso e Diana Corso são homenageados na 37ª Feira do Livro de Canoas, que terá uma realização híbrida de 1º a 12 de outubro. Ambos guardam boas lembranças de participações em edições passadas da feira e esperam por diálogos produtivos numa cidade que valoriza a cultura. Segundo o curador desta edição, Luciano Alabarse, os dois são exímios esgrimistas da palavra e conhecidos por semear lucidez e esperança.
Mário teve Covid-19 e ainda está se recuperando dos sintomas posteriores à doença. Sobre a pandemia e a criatividade, ele acredita que todos estão mais solitários e recolhidos, com menos trocas e isso atrapalha, pois a arte se beneficia dos encontros. Por outro lado, abriu-se um tempo para mergulhar em projetos pessoais. Diana acrescenta que as pessoas sentem-se desamparadas pela violência da doença e que, como psicanalista, sente-se no dever de entregar todo o amparo que esteja ao seu alcance, através de entendimentos e de busca de esperança.
Mário, em 2002, lançou “Monstruário – Inventário de Entidades Imaginárias e de Mitos Brasileiros'', Menção Honrosa do prêmio Jabuti, numa tentativa de revitalizar figuras esquecidas do folclore nacional. Publicou “Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis'', em 2005, e “Psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia”, em 2010, ambos em parceria com Diana. Em 2014, apresentou seu primeiro livro infantil “A história mais triste do mundo”. Além das obras em conjunto, em 2014, Diana publicou “Tomo conta do mundo: conficções de uma psicanalista”, composto de crônicas e ensaios, vencedor dos prêmios de Livro do Ano e Crônica de 2015 da Associação Gaúcha de Escritores e do prêmio Açorianos na categoria Crônica de 2015. Ela é colunista da Revista Vida Simples e escreve em antologias.
A Feira ocorrerá na Praça da Bandeira e terá transmissão on-line. Um dos temas deste ano será o centenário de Josué Guimarães. E a patrona, já divulgada, é Lilian Rocha.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895