Fernanda Montenegro é eleita para a cadeira 17 na Academia Brasileira de Letras

Fernanda Montenegro é eleita para a cadeira 17 na Academia Brasileira de Letras

Eleição aconteceu nesta quinta-feira (4), sem a presença da atriz, eleita por 32 dos 34 acadêmicos, sendo dois votos nulos

Arte & Agenda

A atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, ocupará a cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras

publicidade

A atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita na tarde desta quinta-feira (4) à cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela recebeu 32 votos dos acadêmicos, sendo dois votos brancos.

Fernanda não esteve presencialmente no local, já que, por norma da ABL, candidatos não podem participar da sessão, que teve início às 16h.

Fernanda publicou em sua conta no Instagram ao receber a notícia nesta tarde: 

"A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade". 

A instituição publicou o anúncio do nome de Fernanda Montenegro com a declaração do Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi

“Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, declarou Marco Lucchesi.

A atriz oficializou sua candidatura a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL), no mês de agosto.  Fernanda ocupa a cadeira de número 17, que pertenceu a Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março do ano passado. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895