Festa das Etnias incentiva visitas ao Arquivo Público

Festa das Etnias incentiva visitas ao Arquivo Público

Local histórico do Rio Grande do Sul faz no domingo 114 anos

Correio do Povo

Presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Rio Grande do Sul convida público a comparecer ao evento

publicidade

A Associação dos Amigos do Arquivo Público do Rio Grande do Sul (AAAP) está promovendo, entre março e abril, uma programação especial e gratuita intitulada "Festa das Etnias", com o objetivo de festejar o aniversário de 114 anos do Arquivo Público e os 248 anos de Porto Alegre. O cronograma, conforme a AAAP, contará com a participação das quatro etnias mais antigas na formação da cidade, representadas, cada uma, por uma entidade cultural.

As organizações envolvidas que representarão, respectivamente, as culturas africana, alemã, italiana e portuguesa são as seguintes: a Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora, o Centro Cultural 25 de Julho, a Sociedade Italiana do RS e a Casa dos Açores do RS.

De acordo com a presidente da AAAP, Rosani Feron, o projeto começou com a intenção de lembrar as pessoas que formaram o Estado. "A iniciativa tem por objetivo divulgar as atividades do Arquivo, que comemora 114 anos no domingo, dia 8, e também aproveitamos para festejar o aniversário da Capital, celebrado na última quinta-feira do mês, dia 26", destacou.

Segundo ela, a principal intenção da Festa também é promover um relacionamento com a sociedade. Segundo Rosani, é preciso chamar a população para usufruir do Arquivo. "Por mais que ele seja um senhor velhinho, é pouco conhecido. E não tem uma família gaúcha que não tenha um pedaço da sua história nesse acervo, além disso, temos o patrimônio arquitetônico", ressaltou. A proposta, declarou Rosani, é chamar a população para entrar no Arquivo. "Temos documentos únicos, que ainda têm valor legal e também têm valor histórico", comentou.

Para agendar uma visita ao Arquivo Público (rua Riachuelo, 1031), Centro da Capital, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3288-9134 e realizar o procedimento para que seja possível combinar uma visita guiada. "Venham conhecer o Arquivo", convidou Rosani. 

A Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora comanda as atividades nesta semana. Entre elas, está prevista uma palestra sobre tradição africana neste sábado, às 9h. Às 11h, haverá apresentação de capoeira. 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895