FestiPoa Literária inicia nova edição nesta segunda

FestiPoa Literária inicia nova edição nesta segunda

Abertura acontece no Salão de Atos da UFRGS com a homenageada Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro

Correio do Povo

Sueli Carneiro é a homenageada desta edição do FestiPoa Literária

publicidade

O FestiPoa Literária começa a sua 12ª edição nesta segunda-feira e segue até 6 de maio com atividades gratuitas e debates sobre diversos temas da literatura contemporânea. A abertura do evento ocorre com uma conversa com a homenageada Sueli Carneiro e convidadas no Salão de Atos da UFRGS (avenida Paulo Gama), às 19h. A autora divide o palco com a filósofa e ativista Djamila Ribeiro e a jornalista, poeta, editora e colunista de Literatura RS Fernanda Bastos, anfitriã desta edição do evento.

Um dos nomes de destaque do feminismo negro no Brasil, fundadora e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli chega na Capital para lançar "Escritos de Uma Vida (Pólen, 2019) com prefácio de de Conceição Evaristo e apresentação de Djamila Ribeiro. A obra da filósofa reúne uma série de artigos publicados ao longo de sua vida, dedicados a temas imprescindíveis para refletir sobre a sociedade contemporânea e o debate racial e de gênero.

Segundo o produtor cultural Fernando Ramos, boa parte da programação da FestiPoa estará associada diretamente com o pensamento e o ativismo da Sueli. "Temas como a literatura e o pensamento das mulheres e o feminismo negro estarão presentes. A nova geração de poetas e artistas terá mais espaço nesta edição e dialogará com a obra da Sueli”, explicou. 

Programação

A programação da 12ª FestiPoa Literária ainda conta com nomes como de Ana Maria Gonçalves, Cidinha da Silva, Heloisa Buarque de Hollanda, Zezé Motta, Sérgio Vaz, Rincon Sapiência, Mateus Aleluia, KL Jay, João Silvério Trevisan, Marcelino Freire, Marcelo .D’Salete, Powerpaola, Carla Akotirene, Joice Berth, Adilson Moreira, além de outros. Entre os espaços que receberão as atividades estão o Centro Cultural da UFRGS, Salão de Atos da UFRGS, Instituto Goethe, o Instituto de Cultura da PUCRS e o Bar Agulha.

Programa educativo busca financiamento

A 12ª FestiPoa lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma apoia.se para viabilizar seu programa educativo, que visa conectar estudantes de escolas públicas da capital com os escritores e artistas que participam do evento.

Em 2019, a meta é contemplar cerca de 400 crianças e jovens de 10 escolas com encontros e trocas com artistas de renome nacional como Sérgio Vaz, Rincon Sapiência e a própria homenageada do evento Sueli Carneiro.

O programa educativo da FestiPoa tem o objetivo de conectar a programação cultural do festival com as escolas, “pois é nestes espaços que a cultura tem o maior poder de transformação, potência e diversidade” – ressaltou a campanha. Para contribuir com qualquer quantia, basta acessar o site.

Para conferir a programação completa, acesse o site da 12ª FestiPoa Literária


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895