Festivais de cinema sofrem alterações por causa do Covid-19
capa

Festivais de cinema sofrem alterações por causa do Covid-19

Primeiro evento cinematográfico cancelado foi o Prêmios Platino

Por
Marcos Santuario

Masterclass no Festival de Cinema Cartagena, que foi cancelada no meio de sua realização

publicidade

Com a aparição da pandemia de coronavírus, o universo dos festivais e das premiações cinematográficas do primeiro semestre do ano estão sofrendo alterações em várias partes do mundo. O primeiro deles foi o Prêmios Platino, inicialmente previsto para ocorrer no início de maio, no México.

Com a finalidade de apoiar e contribuir com as ações de prevenção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde diante da pandemia, os organizadores dos Prêmios Platino, a Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales (EGEDA) e a Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales (FIPCA), decidiram adiar a edição 2020, ainda sem uma nova data.

A VII Edição dos Prêmios Platino XCaret terá continuidade somente com o seu processo de votação online. Segundo os organizadores, “a data para anunciar à imprensa os ganhadores será determinada oportunamente, no momento em que a OMS declarar a normalização completa da situação sanitária”. Também anunciado como inovação no evento, o Platino Indústria, que teria sua primeira edição neste ano, só será realizado em 2021.

Já os festivais de cinema de Guadalajara, no México, e de Cartagena, na Colômbia foram suspensos. Este último, em plena atividade na semana passada, paralisou os trabalhos depois de um decreto expedido pelo prefeito local cancelando eventos públicos com aglomeração de pessoas. No caso mexicano, Guadalajara, que teria sua edição neste mês de março também decidiu cancelar a edição.

No Velho Continente, o Festival de Cinema de Málaga (Espanha) também foi cancelado, pois estaria ocorrendo entre 13 e 22 deste mês. Outro tradicional evento da área, o Festival de Cinema de Cannes (França), também está revendo se realiza ou não a edição inicialmente prevista para ocorrer de 12 e 23 de maio.

Com isso, a 73ª edição do evento, poderia também ter sua data transferida. A decisão final deverá ser tomada até o dia 15 de abril, data em que ocorre uma reunião entre os organizadores do evento, autoridades da cidade e os serviços estatais. No caso dos festivais no Brasil, ainda não há definições, e os organizadores aguardam informações sobre o avanço da pandemia.

Como prevenir o contágio do coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.