Festival de cinema Berlinale é adiado e terá etapas online e presencial

Festival de cinema Berlinale é adiado e terá etapas online e presencial

A 71ª Berlinale será realizada em "duas etapas", com uma competição virtual e cerimônia de premiação em março, e depois abrirá as exibições ao público em junho

AFP

A 71ª Berlinale será realizada em "duas etapas", com uma competição virtual e cerimônia de premiação em março

publicidade

A Berlinale, festival de cinema de Berlim que geralmente acontece no início de fevereiro, foi adiado para março. A competição ocorrerá online devido à pandemia da covid-19, anunciaram os organizadores nesta sexta-feira (18).

A 71ª Berlinale será realizada em "duas etapas", com uma competição virtual e cerimônia de premiação em março, e depois abrirá as exibições ao público em junho, informaram os responsáveis pelo festival em um comunicado.

"Há uma vontade enorme de nos vermos cara a cara novamente. A situação atual não permite um festival com presença física em fevereiro, mas ao mesmo tempo é importante dar à indústria cinematográfica um mercado no primeiro trimestre do ano", explicou a diretora-executiva do evento, Mariette Rissenbeek.

"Com a mudança no formato do festival em 2021, poderemos proteger a saúde de todos os convidados e apoiar a retomada da indústria cinematográfica", afirmou.

A exibição de filmes para o público em geral acontecerá em junho, tanto em cinemas fechados quanto ao ar livre. Os organizadores já haviam descartado um festival inteiramente virtual, como outros eventos menos importantes do setor, já que as exibições públicas são muito populares na capital alemã.

Sem tapete vermelho

O mundo do cinema teve que se adaptar à força durante a pandemia. Ficaram para trás os trajes elegantes, as estrelas do cinema desfilando e posando no tapete vermelho.

O Festival de Cannes foi totalmente cancelado, enquanto o Festival de Cinema de Toronto, o evento mais importante do mercado cinematográfico na América do Norte, foi realizado no formato virtual.

Já o Festival de San Sebastián e o de Veneza aproveitaram a estreita janela que se apresentou em setembro na Europa, antes da segunda onda, para realizar seus respectivos eventos, mas com precauções.

Nos Estados Unidos, o Sundance Film Festival anunciou este mês que fará exibições para o público em drive-ins e pequenos cinemas de todo o país, assim como online.

A Berlinale sempre se orgulhou das vendas de ingressos que organiza a cada ano para que o público geral possa assistir às exibições.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895