Festival de Santa Cruz disponibiliza curtas-metragens

Festival de Santa Cruz disponibiliza curtas-metragens

Evento cinematográfico gaúcho exibe mostra on-line de filmes brasileiros

Correio do Povo

Atriz Hermila Guedes protagoniza o curta-metragem 'Nova Iorque'.

publicidade

Quinze curta-metragens selecionados nas duas edições do Festival Santa Cruz de Cinema podem ser acessados, gratuitamente, até 12 de maio, no site www.alucinacao.com.br/festsantacruzcinema. A mostra online traz obras produzidas em São Paulo, Rio de janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, incluindo os vencedores “O Vestido de Miriam” (2018) e “Nova Iorque” (2019). O evento é uma iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, curso de Comunicação Social da Unisc e Pé de Coelho Filmes, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Os documentários selecionados são “Baunilha”, de Leo Tabosa, que fala que tudo o que você vê e toca pode ter o gosto de baunilha; “Cabelo Bom”, de Swahili Vidal e Claudia Alves, dá voz a três mulheres negras que revelam sua relação com o cabelo crespo; “Libertai”, de Bill Szilagyi, traz o artista Crawford Mandumbwa falando sobre política, sociedade, arte e cultura africana; e “Magalhães”, de Lucas Lazarini (SP), foca Magalhães Teixeira, eleito prefeito de Campinas em 1992, em meio ao impeachment de Collor.

Nas ficções, outro filme de Leo Tabosa na seleção é “Nova Iorque”, em que a atriz Hermila Guedes interpreta uma professora que sonha em sair da pequena cidade nordestina onde vive. Ela deseja ir a Nova Iorque, por acreditar que lá tudo é possível. Mas o aluno Leandro, que vê nela uma figura materna, torna sua resolução mais difícil.

Completam a lista outros títulos de ficção. “A Última Cova”, de Armando Fonseca e Raphael Borghi, traz um casal que tenta sobreviver num mundo separado por guerras enquanto busca um local seguro. ”Acúmulo”, de Gilson Junior, traz Lete, que passa os dias recolhendo nas ruas tudo o que seu marido carpinteiro pode consertar. “Dia de Mudança”, de Boca Migotto, aborda uma mãe e um filho conversando sobre suas tragédias pessoais. “Endotermia”, de Emiliano Cunha, narra o drama de dois irmãos, que, sozinhos, aguardam o retorno dos que talvez nunca mais voltem para casa. “Telentrega”, de Roberto Bird, se passa em uma noite em que um pai aguarda um transplante para seu filho. “O Mar de Helena”, de Lucas Vasconcelos, traz a rotina de um atendente em um centro de assistência à vida. “Lembra”, de Leonardo Martinelli, acompanha uma jovem carioca através da tela de seu celular. Um casal de idosos vive em uma pacata casa e em silêncio, em “O Vestido de Myriam”, de Lucas Rossi. “Lençol de Inverno”, de Bruno Rubim, tem como protagonista um coveiro, que, chamado a sua cidade natal para enterrar seu pai, revisita seus fantasmas. Já em “Teoria Sobre um Planeta Estranho”, de Marco Antônio Pereira, um casal enfrenta um contratempo em sua lua-de-mel.

 
 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 22 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895