Festival leva música a vários locais de Pelotas

Festival leva música a vários locais de Pelotas

Evento segue até dia 31 de janeiro com muitas atividades culturais pela cidade

Vera Pinto

Orquestra Jovem Sesc tocou na abertura do evento, na noite de segunda, em um Theatro Guarany lotado

publicidade

O 10º Festival Internacional Sesc de Música teve início na noite dessa segunda-feira e trouxe doses de alegria e cor à rotina de Pelotas, que recebe várias atividades, todas gratuitas, envolvendo a área central e periférica da cidade. Até o dia 31 de janeiro, prédios históricos, hospitais, asilos, igrejas, ruas e parques receberão as 60 atrações da iniciativa, que envolve 500 profissionais, entre professores, alunos, músicos e técnicos. 

A abertura começou pela tarde e contou com a Orquestra Jovem Sesc Roraima na Bibliotheca Pública Pelotense e, em seguida, ocorreu um descontraído e já tradicional Cortejo Musical que percorreu algumas ruas, com adesão festiva do público, rumo ao Mercado Público.

Para finalizar o dia, a Orquestra Jovem Sesc Pará se apresentou no Theatro Guarany, que lotou para ver 72 jovens executando um repertório erudito e popular, entre Carlos Gomes, Tchaikovsky, Luiz Pardal, Hudson Nogueira, Bernstein e Arturo Marques.

Na ocasião estavam presentes o diretor nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões; o diretor Regional do Sesc, José Paulo da Rosa, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas e a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo.

“Além de ser um evento de grande visibilidade, de fruição da música de concerto, é um momento de alta qualificação dos alunos. Tem música nas salas, na rua, nos hotéis, em toda parte. São músicos que estão trilhando uma vida pautada pela música”, afirmou o gerente de Cultura do Sesc-RS, Sílvio Bento. 

A estrutura do evento é a mesma desde seu início: cursos pela manhã; ensaios e recitais de professores e alunos à tarde; apresentações à noite, no Theatro Guarany, de segundas a quintas, e no final de semana, na Praia do Laranjal.

A estimativa de público é de aproximadamente 30 mil pessoas e a novidade desta edição é um Concerto Didático Infantil, na tarde do dia 26, no Theatro Guarany, com a participação da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e do Cachorro Miranda, para que as crianças entendam a composição de uma orquestra sinfônica.

Merecem destaque, as Orquestras Jovens, vindas do Pará, Roraima, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Alguns integrantes destas participarão da Orquestra Jovem Sesc Brasil e seu programa eclético. Também como ponto alto, neste ano, está o show de Kleiton & Kledir, celebrando 40 anos de carreira, no próximo sábado, na Praia do Laranjal.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895