Filme brasileiro ganha prêmio da Anistia Internacional em Berlim

Filme brasileiro ganha prêmio da Anistia Internacional em Berlim

"Espero Tua (Re)Volta", de Eliza Capai, retrata ocupações estudantis de 2015 em São Paulo

AE e Correio do Povo

Documentarista ganhou prêmio de cinco mil euros

publicidade

A brasileira Eliza Capai foi uma das primeiras laureadas do Festival de Cinema de Berlim deste ano ao conquistar o prêmio da Anistia Internacional, por seu longa "Espero Tua (Re)Volta", exibido na mostra Generation do vento. O filme retrata as ocupações de estudantes de 2015, quando garotos e garotas ingressaram em escolas de São Paulo para exigir melhores na educação. "Fazer o filme foi difícil, mas nem nos piores pesadelos eu poderia imaginar que o filme ficaria pronto em condições tão adversas. É uma honra estar aqui e protestar, para mundo, contra o governo homofóbico, racista e contra as mulheres que se instalou no País", afirmou a diretora no fim da cerimônia. 

"Sempre sonhei com um lançamento alternativo, para que o filme chegasse ao seu público e, com o apoio da Anistia, acho que vamos conseguir isso. Põe no jornal, por favor, para que o Brasil saiba da importância desse prêmio. Somos independentes. Precisamos de todo apoio para fazer e lançar nossos filmes", comentouo. Outro prêmio decisivo foi o do júri ecumênico, que foi para "Deus Existe, Seu Nome É Petrunya", de Teona Strugar Mitveska, da Macedônia. 

A filial alemã da Anistia Internacional apresentou o Prêmio Anistia Internacional de Cinema pela primeira em 2005. O ganhador leva para casa cinco mil euros. O objetivo é chamar a atenção do público e dos representantes da indústria cinematográfica para o tema dos direitos humanos e incentivar os cineastas a abordar este tema. Neste ano, júri foi formado por Pegah Ferydoni, Feo Aladag e Markus Beeko.

Durante o anúncio, o diretor da Berlinale, que assina sua última seleção, fez um comunicado sobre a morte do ator suíço Bruno Ganz. "Durante quase todo o festival o céu sobre Berlim tem estado encoberto, mas hoje amanheceu límpido, com esse azul sem nuvens. É como se o céu quisesse facilitar a subida de um amigo, meu e do festival, que morreu, mas eu espero que já esteja lá em cima. Bruno Ganz foi sempre um amigo da Berlinale, e um grande ator. Está indo levar sua arte para outras dimensões. Ganz atou em "Asas do Desejo", também conhecido como "O Céu Sobre Berlim," Wim Wenders, daí a liberdade poética de Kosslick.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895