Filme sobre Tolkien será dirigido pelo finlandês Dome Karukoski
capa

Filme sobre Tolkien será dirigido pelo finlandês Dome Karukoski

Cinebiografia "contará sobre os anos de formação do autor"

Por
AFP

Karukoski dirigiu filme que conta a vida do cartunista e pintor Touko Laaksonen

publicidade

O diretor finlandês Dome Karukoski vai dirigir um filme biográfico sobre John Ronald Reuel Tolkien, autor britânico da célebre trilogia "O Senhor dos Anéis", anunciou nesta terça-feira sua produtora, confirmando uma informação do site especializado Deadline Hollywood. O cineasta de 40 anos já comandou outro longa no mesmo estilo, "Tom of Finland", que conta a vida do cartunista e pintor finlandês Touko Laaksonen, figura central da cultura gay europeia no século XX.

Escrita pelo irlandês David Gleeson e pelo britânico Stephen Beresford, a biografia em preparação "contará sobre os anos de formação do autor, órfão, quando descobre a amizade, o amor e a inspiração artística dentro de um grupo de meninos problemáticos na escola", segundo Deadline Hollywood. A história também evoca a vida de Tolkien (1892-1973) durante a Segunda Guerra Mundial.

Tolkien se inspirou amplamente em sua experiência durante a Grande Guerra. Inicialmente, deixou de se alistar no exército britânico em 1914, preferindo permanecer na Universidade de Oxford até 1915 para concluir seus estudos. Posteriormente, juntou-se às fileiras do exército e foi mobilizado na França em 1916. Depois da guerra, lecionou em Oxford por quase 20 anos. Paralelamente, escreveu "O Hobbit" e os dois primeiros volumes da saga "O Senhor dos Anéis".

O projeto deve ser produzido pelas americanas Fox Searchlight e Chernin Enterteniment, de acordo com a Variety. Em 2016, Deadline Hollywood anunciou que o cineasta britânico James Strong iria dirigir um filme biográfico sobre Tolkien centrado em seu relacionamento com Edith Bratt, que mais tarde se tornaria sua esposa.