Frank Gehry vence prêmio Príncipe das Astúrias das Artes

Frank Gehry vence prêmio Príncipe das Astúrias das Artes

Arquite americano teve projeto do Museu Guggenheim de Bilbao destacado pelo júri

AFP

Arquiteto venceu pelo projeto do Museu Guggenheim de Bilbao

publicidade

O arquiteto americano Frank Gehry, responsável pelo projeto do Museu Guggenheim de Bilbao (País Basco), foi anunciado nesta quarta-feira como o vencedor do prêmio Príncipe das Astúrias das Artes, a primeira categoria revelada em 2014. O júri decidiu conceder o prêmio a Gehry "pela relevância e a repercussão de suas criações em vários países, com as quais definiu e impulsionou a arquitetura no último meio século", explica um comunicado.

"Seus edifícios se caracterizam por um jogo virtuoso com formas complexas, pelo uso de materiais pouco comuns, como o titânio, e por sua inovação tecnológica, que também teve repercussão em outras artes". Como peça simbólica de sua obra, o júri do Príncipe das Astúrias destaca o museu Guggenheim de Bilbao, inaugurado em 1997 e que permitiu a recuperação da cidade industrial do norte da Espanha após a depressão econômica do início dos anos 90.

Nascido em 1929 em Toronto, no Canadá, Gehry adotou a nacionalidade americana depois que se mudou em 1947 com os pais para Los Angeles. Em 1954 se formou em arquitetura. Com 33 anos e depois de passar um período em Paris, Gehry fundou o próprio estúdio em Los Angeles. Já recebeu vários prêmios, como o prestigioso Pritzker em 1989.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895