Geraldo Flach será o homenageado do Prêmio Açorianos de Música

Geraldo Flach será o homenageado do Prêmio Açorianos de Música

Obra inestimável do pianista e compostor ganhará destaque no Theatro São Pedro

Correio do Povo

Geraldo Flach será o homenageado do Prêmio Açorianos de Música de 2009

publicidade

A produção musical gaúcha tem seu ponto alto na noite de desta quarta-feira, a partir das 20h30min, em cerimônia no nobre palco do Theatro São Pedro. É quando serão conhecidos os grandes vencedores do Prêmio Açorianos de Música 2009. Este ano, o grande homenageado, pelo conjunto de uma obra de inestimável valor à música brasileira, será o pianista, compositor e arranjador Geraldo Flach.

Já as menções especiais serão dadas à "Coleção Mario Quintana para a Infância", editada pela Aprata, pelo trabalho social do projeto; a Rei Magro Produções, que comanda dois projetos que são referência para a cena roqueira, o Segunda Maluca e o Ocidente Acústico; ao Teatro CIEE, espaço de qualidade para grandes shows na Capital; e à cantora Zilah Machado, ícone do samba gaúcho e que também estará concorrendo ao prêmio por seu disco.

Em sua 19 edição, o Prêmio Açorianos de Música também terá as participações musicais da cantora paulistana Virgínia Rosa, Renato Borghetti, Bandinha Di Da Dó, Daniel Sá, Lúcia Helena, Maracatu Truvão, Orquestra de Flautas Villa-Lobos, Pedro Figueiredo, Vitor Peixoto e Yanto Laitano. As categorias de Disco são divididas em Regional, Pop/Rock, MPB, Instrumental, Erudito, Rap e Blues/ Jazz, onde são votados Compositor, Intérprete, Instrumentista e Melhor Disco. Ainda são premiados, no âmbito geral, independente do gênero do trabalho, Melhor DVD, Espetáculo do Ano, Revelação, Arranjador, Produtor Musical, Produtor Executivo e Projeto Gráfico.

Em Disco Infantil estão apenas dois indicados este ano. "Planetinha colorado" de Beto Herrman; e "As Aventuras de Manoelito, O Palhacinho" de Jottagá. Em DVD, os indicados vão do rock ao gauchismo, com "40 Anos - Ao Vivo no Ocidente" de Nei Van Sória; "40 Anos Sempre Gaúchos", do grupo Os Serranos; "Autorretrato", de Kleiton & Kledir; "Nada Ópera?" da banda Reação em Cadeia; e "Xquinando na Travessa Azevedo 79", de Marcelo Corsetti e Xquinas. A MPB está bem representada nas cinco indicações a Espetáculo do Ano, com os recentes shows de Adriana Deffenti, Quartchêto, Fausto Prado e Caetano Silveira, Juliano Barreto e Realidade Paralela. Juliano, com seu disco "Canto Prometido", também está indicado como Revelação, ao lado de Filipe Catto por "Saga"; Renato Muller por "Garatuja"; a banda Volantes, pelo álbum de estreia, "Sobre Gostar e Esperar", e pelo instrumentista Pedro Franco, por diversos espetáculos.

Na categoria Regional, em Compositor, Elton Saldanha está indicado por três álbuns ("Rio Grande Tchê", "40 anos Sempre Gaúchos" e "As Melhores dos 15 Anos de Estrada", mas nenhum deles está indicado ao Melhor Disco Regional. No Instrumental, o páreo é duro com os trabalhos de nomes importantes como Luciano Maia, Maurício Marques e Lúcio Yanel. Não será fácil para os jurados também decidirem sobre vencedores em Pop/Rock. A diversidade é tanta que "medalhões" como Frank Jorge e Duca Leindecker chegam a dividir a indicação de intérprete com "gurizada" nova como Evandro Bitt, da banda Identidade e Léo Ferlauto, que volta ao disco com "Simples_Mente". A banda Identidade também está indicada em Melhor Disco e Compositor, para Lucas Hanke, que também concorre como Instrumentista.

Em MPB, a lista tem fieis representantes da urbanidade musical do Estado, com Gelson Oliveira por seu "Tridimensional", que concorre em Compositor; Vanessa Longoni, como Intérprete, pelo projeto Realidade Paralela, que ainda tem indicado, como instrumentista, Ângelo Primon e Marcelo Corsetti. Somente quatro álbuns entraram na categoria de Blues/Jazz: "Viajero", de Daniel JazzTrip; "Milonga Blues", de Oly Jr; "Live at Mr. Jones" de Ale Ravanello Blues Combo; e o primeiro álbum do "Conjunto Bluesgrass Porto-alegrense".

Em Erudito, disputam o Açorianos nomes como Dimitri Cervo, Carmelo de Los Santos, Ney Fialkow, Quinteto Persch, Paulo Inda e Cibele Endres. Em Rap, a produção também foi escassa, com três álbuns indicados, de CNBoys, Episódio 1 e Novament''s. O Prêmio Açorianos de Música também deve lembrar, nesta noite, de dois nomes importantes da música falecidos, a cantora Adriana Marques e o cantor e compositor Leonardo.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895