Gunter Axt é o novo secretário de Cultura de Porto Alegre

Gunter Axt é o novo secretário de Cultura de Porto Alegre

O secretário-adjunto da pasta é Clóvis André

Historiador Gunter Axt na live com o prefeito Sebastião Melo nesta sexta-feira

publicidade

O novo secretário municipal de Cultura de Porto Alegre é o historiador Gunter Axt, conforme anunciado neste dia 1º de janeiro pelo prefeito Sebastião Melo e apurado com antecedência ontem pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, do Correio do Povo.

Em uma live com o prefeito nesta sexta-feira pelo Facebook, Axt se disse honrado com o convite que aceitou. Salientou que tem pela frente desafios estruturais no setor cultural, que foi o primeiro a entrar no fechamento de espaços devido à necessidade de distanciamento imposta pela pandemia e será último a sair, por isso destaca a necessidade de diálogo. “Porto Alegre vive uma oportunidade histórica”, ressaltou ele, sobre assumir um compromisso humanista em sua gestão. “A descentralização da cultura geográfica nos bairros é fundamental e a temática também”, indicou. Ele antecipou que gostaria de compor um conselho na sua secretaria, com nomes experientes para ajudá-lo e fiscalizá-lo, citando alguns como Antônio Hohlfeldt, Sergius Gonzaga, Fogaça, Paulo Amaral, entre outros. 

Como secretário-adjunto de Cultura, o nome escolhido foi o de Clóvis André Silva da Silva, que tem um longo trabalho em gestão cultural. Clóvis André, que foi apresentado pelo prefeito na live como um "militante da cultura popular", também se manifestou na live e ressaltou que a dupla vai procurar uma gestão com transversalidade entre secretarias e grupos. “Vamos fazer uma boa dobradinha”, disse em relação à parceria com Axt na pasta da Cultura. 

"Para nós, a cultura é a alma da cidade", disse o prefeito Sebastião Melo. "A cultura é economia criativa, é inclusão social e cultural e precisa de muitas parcerias", destacou. 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895